Operação ambiental em Paraty flagra destruição de área de preservação
Na manhã desta quarta-feira (04), a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga intensificou suas operações após informações do programa Linha Verde do Disque Denúncia Paraty. Os policiais foram alertados sobre atividades suspeitas na região do Areal do Taquari.
Ao chegarem à Rua Sertão do Bertano, a equipe da 4ª UPAm flagrou a devastação de aproximadamente mil metros quadrados de vegetação nativa em uma área de preservação permanente, incluindo margens de um curso d’água, e identificou uma construção de alicerce linear como parte das atividades irregulares.
Um homem foi encontrado trabalhando no local e, ao ser questionado, admitiu não possuir as licenças ambientais necessárias para a obra, caracterizando uma infração grave. Ele foi detido e conduzido à 167ª Delegacia de Polícia para registro da ocorrência.
A operação reforça a importância da denúncia cidadã na proteção ambiental. Em Paraty, crimes contra a natureza podem ser denunciados anonimamente ao Linha Verde do Disque Denúncia, pelo telefone (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177, ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”.