Operação da Seop e da GM-Rio conta com quatro mil agentes no Sambódromo, Nova Intendente e blocos
A operação especial da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) para o Carnaval 2023 até terça-feira, conta com o emprego de quatro mil agentes. Do total do efetivo, 1.481 guardas municipais atuam exclusivamente nas ações de trânsito, além de também operarem nos bloqueios estabelecidos pela CET-Rio no entorno da Passarela do Samba e da Nova Intendente, no deslocamento dos carros alegóricos e nos trajetos dos blocos, com foco na segurança viária e na diminuição de impactos no trânsito.
Sambódromo
A Operação Carnaval 2023 começou na sexta-feira. A Seop vai contar com as equipes da Subsecretaria de Fiscalização e Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) para fiscalizar ambulantes ilegais e fixos no entorno da Sapucaí. A GM-Rio vai realizar ações preventivas de monitoramento e fiscalização de trânsito.
Durante a operação, as equipes da GM-Rio também atuam na área externa e na área interna do Sambódromo para promover o ordenamento urbano e a segurança dos foliões, além de prestar auxílio em situações emergências. No interior do Sambódromo, as equipes estão no entorno dos postos de saúde que serão montados no local e também no controle da área de dispersão.
Na área externa, o foco da atuação está no suporte aos bloqueios viários e também às ações dos fiscais da Subsecretaria de Operações e da Coordenadoria de Controle Urbano na fiscalização de comércio ambulante.
Os guardas municipais ainda atuam na coerção a delitos, promovendo ações de patrulhamento preventivo. As equipes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC) e Gerência de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (GFer) vão atuar no entorno para coibir as vans piratas e os estacionamento irregulares.
Foto: divulgação