Operação Verão: mais de 900 crianças foram identificadas com pulseirinhas nas praias de Maricá
Agentes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social atuam em ação conjunta preventiva nos finais de semana
Agentes das secretarias de Proteção e Defesa Civil e de Assistência Social, que atuam na Operação Verão, identificaram com pulseirinhas 935 crianças no último fim de semana (dias 25 e 26 de fevereiro) nas praias da cidade.
A ação conjunta acontece sempre nas tendas operacionais instaladas no Recanto (Praia de Itaipuaçu), na Rua 10 (Praia da Barra) e no Vilar (Praia de Ponta Negra), com o objetivo de evitar que elas se percam dos pais e responsáveis na areia. A pulseira de identificação consta o nome da criança e o telefone de contato do responsável para facilitar a localização.
Os agentes da Defesa Civil realizaram ainda cinco salvamentos e outras 5.418 ações preventivas com orientações diversas durante o patrulhamento na orla, nos postos fixos, utilizando quadriciclos e no Suporte Avançado de Prevenção e Resgate.
Já o Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio em Vegetação Rasteira realizou 35 rondas. O serviço de Meteorologia permaneceu de prontidão 24 horas e emitiu dois boletins. Já o plantão do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e logística dos serviços.
“Temos 30 postos de salvamentos nos principais pontos frequentados por banhistas, onde realizamos um trabalho preventivo de orientação à população. Mais de cinco mil ações foram realizadas no fim de semana em um trabalho contínuo que envolve todos os nossos guarda-vidas. São 46km de orla que recebem patrulhamento de nossas equipes e sempre atuando em integração com o Corpo de Bombeiros”, declarou o secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt.
Fiscalização em toda cidade
A Operação Verão 2023 conta ainda com reforço de guardas municipais no patrulhamento na orla e em diversos pontos da cidade, para promover a segurança, o ordenamento urbano e a fiscalização de trânsito. Nos dois últimos finais de semana (dias 24 a 26 de fevereiro) foram registradas 90 ocorrências diversas em diferentes pontos da cidade.
Os principais registros foram em Ponta Negra, com 17 atendimentos; no Centro, com 14 atendimentos; e em Araçatiba, com 13 registros. Entre as ocorrências, estão o flagrante do churrasco irregular nas orlas, pesca irregular, resgate de animais silvestres e veículos retirados da areia.
Agentes do Grupamento Especial Ostensivo de Trânsito (Geotran) aplicaram 53 infrações, entre elas a condução de motocicleta sem capacete, estacionamento em local proibido, utilização de celular ao volante, entre outras. A ação ainda resultou na remoção de seis veículos.
Foto: Divulgação