Paraíba do Sul terá o primeiro carnaval sustentável da região

Apostando na sustentabilidade e na economia circular, a decoração do Carnaval de 2023 em Paraíba do Sul será 100% proveniente do reaproveitamento de fantasias e adereços coletados nos desfiles das escolas de samba dos Grupos Série Ouro e Especial no Carnaval de 2022.

A iniciativa partiu de uma parceria da Fundação Cultural com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) e o projeto Sustenta Carnaval, que agrega sustentabilidade e cultura em uma iniciativa socioambiental.

As ações realizadas pelo Sustenta Carnaval recolhem resíduos têxteis descartados no Carnaval do Rio de Janeiro e remaneja os materiais semi-novos em situações que eles possam ser reaproveitados. Segundo Mariana Pinho, diretora executiva e criativa do projeto, “iniciativas como essas são importantes para um início de mudança de consciência de consumo que, vindo do setor público, gera um exemplo a ser seguido pela população relacionada.”

“Estamos apostando na cena cultural da nossa cidade, produzindo um carnaval de qualidade, mas sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente. As áreas turísticas e culturais da nossa cidade podem ser incentivadas aliadas a um desenvolvimento econômico sustentável.”, disse a prefeita do município, Dayse Onofre.

O Sustenta Carnaval é um projeto socioambiental aliado à economia criativa e circular, realizado pela associação Brasil Cultural, sem fins lucrativos. Os ocasionais lucros serão utilizados para programas de capacitação de mulheres (negras, trans, monoparentais e refugiadas), formando um sistema de sustentabilidade, economia criativa, circular e humanitária, fazendo dessa iniciativa uma oportunidade para realização de inúmeras ações socioeducativas.

“O nosso carnaval sustentável está chegando agora ao Centro Sul, na linda cidade de Paraíba do Sul. Para além da grande festa na Marquês de Sapucaí, o carnaval precisa ser potente no interior, contando boas histórias e dando visibilidade a causas e lutas. Nossa gestão tem preocupação com os 92 municípios do estado e a nossa forma de atuar é democratizando o acesso à cultura e levando recursos para o interior”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

A Prefeitura de Paraíba do Sul tem repensado atitudes e colocado em práticas ações que amenizem os dados causados ao meio ambiente.

Como resultado da ação de parceria entre Projeto Sustenta e a Prefeitura de Paraíba do Sul, 78 quilos de fantasias serão reutilizados, evitando a compra de matéria prima virgem e devolvendo a biosfera o equivalente ao consumo diário de 116 pessoas, ou da emissão de 11.000 quilômetros rodados de um carro 1.0, ou de 2.075 litros de gasolina.

Outra entrega do projeto, além da neutralização de carbono e custos de logística, se dá através da doação de 10% desse valor arrecadado para Escola de Samba Embaixadores da Alegria, um projeto de inclusão, formado por Portadores de deficiência e grupos em situação vulnerável, a escola abre a noite dos Desfiles das Campeãs, em 25 de fevereiro de 2023.

Foto: divulgação