Paraíba do Sul: vacinação com a Pfizer Bivalente começou nesta segunda-feira
Com a chegada da vacina Pfizer Bivalente, as pessoas serão vacinadas contra a Covid-19 apenas uma vez ao ano, assim como aconteceu após a Gripe H1N1 e suas variantes. O processo começou nestya segunda-feira e segue durante a semana em Paraíba do Sul.
A nova vacina engloba diversas cepas do vírus, possibilitando a aplicação da dose única anual. Para receber a Pfizer Bivalente a pessoa deve ter, pelo menos, as duas doses iniciais de vacina contra o novo coronavírus.
O cronograma da primeira semana de campanha será:
Terça – Internos da Casa de Passagem;
Quarta– Internas do Instituto Imaculado Coração de Maria;
Quinta – Início da Rota Itinerante para acamados da faixa etária maior 70 anos;
Sexta- Rota Itinerante para acamados da faixa etária maior 70 anos.
A Pfizer bivalente é uma versão atualizada dos imunobiológicos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original do coronavírus e as sub-variantes ômicron, sendo a melhor estratégia de reforço no momento para a população.
Está previsto para o dia seis de março o início da campanha para vacinação de idosos acima de 60 anos e a vacinação de gestantes e puérperas tem previsão de início em 29. Os Trabalhadores de Saúde e as Pessoas com Deficiência Permanente integram o grupo com previsão de início em 17 de abril
Veja algumas perguntas importante:
Quem já tomou outros reforços anteriores deve revacinar?
Sim! Pois as vacinas anteriores não tinham a potencialidade de imunizar contra as subvariantes que causaram tantos transtornos à população no ano passado. Importante lembrar que a pandemia ainda não acabou e as medidas de cuidado ainda devem ser tomadas para que possa ter segurança na volta das condições de normalidade que gostamos ao viver em sociedade.
Como o município se organizou para a etapa inicial?
A Secretaria de Saúde de Paraíba do Sul está nesta primeira semana se empenhando em atender as demandas dos idosos com dificuldades de locomoção, através de uma força tarefa conjunta das equipes de Imunização, Atenção Básica e do Serviço de Atenção Domiciliar (Melhor em Casa). A campanha inicia com a vacinação das pessoas que vivem em instituições de longa permanência. Em paralelo há o levantamento das pessoas domiciliadas e acamadas que necessitam desta vacinação em casa.
O cadastro para esta vacinação deve ser feito na Unidade Básica de Saúde de cada bairro para casos de pacientes não cadastrados.
Quem não pode tomar esta vacina?
Quem teve Covid deve esperar quatro semanas para se vacinar com a bivalente e pessoas com doenças febris devem esperar cessar os sintomas para vacinar.
Foto: reprodução