Parceria entre Firjan SESI Petrópolis e UFRJ desenvolve soluções inovadoras para monitoramento de riscos climáticos
A Firjan SESI Petrópolis e a UFRJ uniram esforços em uma parceria, impulsionada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para ferramentas de nowcasting (transmissão em tempo real) e emissão de alertas em curto-curtíssimo prazo, utilizando pluviômetros e tensiômetros. Essa iniciativa envolverá alunos do ensino médio em pesquisas, visando criar ferramentas eficazes e acessíveis para o sistema de monitoramento de riscos.
A colaboração entre estudantes e instituições de ensino superior promete integrar a robótica e a expertise adquirida pelos alunos ao longo de cursos técnicos em Automação e Informática. O objetivo é construir protótipos integrados e outras soluções de baixo custo, proporcionando benefícios significativos para as comunidades locais, especialmente em Petrópolis, que enfrenta desafios decorrentes das chuvas extremas relacionadas às mudanças climáticas.
Bianca Esteves, diretora de educação básica da Firjan SESI Petrópolis, destaca a importância dessas iniciativas, salientando que boa parte da tecnologia atualmente utilizada para monitoramento de riscos é importada e possui alto custo. A colaboração entre universidade e comunidade escolar visa criar uma cultura de enfrentamento de riscos, aumentando a percepção dos estudantes sobre os desafios climáticos e capacitando-os para desenvolver respostas resilientes às adversidades.
Os próximos passos incluem o processo de formação dos estudantes para aprimorar sua percepção dos riscos, resiliência e capacidade de resposta às comunidades. Além disso, será elaborada a construção de possíveis caminhos e equipamentos que auxiliem na redução de riscos de desastres, demonstrando o compromisso das instituições envolvidas com o desenvolvimento sustentável e a segurança das comunidades locais.