Parceria entre Macaé e Firjan beneficia população do Lagomar

Atendimentos nas áreas de Odontologia, Cidadania, Educação e Saúde foram alguns serviços ofertados gratuitamente à população neste sábado,  por meio do projeto Centro Esporte Educação.

A iniciativa é da Firjan/SESI, em parceria com a Prefeitura de Macaé, Petrobras, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Detran-RJ e empresas privadas. A ação aconteceu  na Escola Municipal Elisabete de Azevedo Dias, no Lagomar, onde mais de mil pessoas foram beneficiadas.

A Prefeitura de Macaé participou por meio das secretarias de Políticas para as Mulheres; Educação; e Saúde. De acordo com a coordenadora de Odontopediatria e Saúde Coletiva, Carla Bittencourt, a ação contou com palestras sobre saúde bucal, aplicação de flúor, escovação, além da distribuição de 500 kits odonto infantis.

“Iniciativas como essa fortalecem a oferta dos serviços prestados à população. Hoje, por exemplo, acontece, simultaneamente, um mutirão  odontológico pediátrico no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde 108 crianças foram beneficiadas com diversos tratamentos, como: restauração; extração; canal; aplicação de flúor; e higiene bucal. Vale lembrar que o município está ampliando o acesso da população ao serviço odontológico. São 50 unidades espalhadas por toda Macaé, no perímetro urbano e na região serrana”, destacou Carla.

Ana Paula Brás (31) aproveitou o dia de folga para participar da ação. As filhas Thainá (10) e Thainara (3) realizaram aplicação de flúor, escovação e ganharam kits de escovação. “Eu estou muito feliz de poder cuidar dos dentes das minhas crianças. Agradeço muito a oportunidade”, pontuou Ana Paula, que foi encaminhada para uma unidade odontológica próxima da residência para que seja realizada a manutenção periódica e, com isso, seja garantida a saúde bucal da família.

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres também esteve presente por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). A ação contou com orientações sobre autonomia econômica; cidadania; direitos das mulheres e combate a todas as formas de violência.  A iniciativa também incluiu oficinas de  artesanato com o Espaço Social Mulher Cidadã Erosita França Leclerc.

Diversas outras ações foram oferecidas à população durante a ação social por meio de parcerias com as demais entidades públicas e  privadas, como cadastro para busca de emprego, orientação nutricional e jurídica, oficinas diversas, cortes de cabelo, realização de registros e outros serviços essenciais e integrados.

 

FOTOS – MOISÉS BRUNO