Parque Mambucaba recebe projeto de mobilidade urbana não motorizada
A prefeitura de Angra dos Reis apresentou naúltima seman (13) durante uma reunião na Sede da Secretaria Executiva do Parque Mambucaba, o Plano de Mobilidade Urbana Não Motorizada para o bairro. O projeto, em fase inicial, está sendo desenvolvido em uma parceria entre a Prefeitura de Angra, o Cidade Ativa e o Grupo Volkswagen. O objetivo do encontro foi apresentar as ideias do projeto e ouvir os moradores para que as demandas possam ser atendidas de forma eficiente e trazer mais segurança para os usuários de bicicleta do bairro.
O advogado e pastor, Silas Gonçalves, destacou a importância da reunião para a mobilidade urbana do Parque Mambucaba, afirmando que a comunidade deve abraçar a ideia do projeto para que ele possa ser bem-sucedido.
De acordo com a diretora do Departamento de Política de Mobilidade Urbana da Secretaria de Segurança Pública, Carla Matos, a ideia do projeto surgiu após uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional. Ela explicou que estava realizando cursos para a sua capacitação profissional no ano passado, e um deles exigia a apresentação de um projeto. Como já estava desenvolvendo o projeto para o Parque Mambucaba em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, decidiu apresentá-lo. O projeto foi selecionado pelas empresas responsáveis pelo curso e hoje está sendo apresentado aos moradores.
Durante a reunião, os participantes apresentaram suas ideias e experiências com o uso de bicicleta. Entre os pontos discutidos, destacaram-se a segurança para os usuários de bicicleta, a fiscalização durante o horário de saída das escolas e a criação de estacionamentos para bicicletas. A coordenadora da Iniciativa de Mobilidade e Transformação do Cidade Ativa, Cristiana Rodrigues, ressaltou que o projeto selecionado para atender o Parque Mambucaba foi escolhido por ter sido desenvolvido em conjunto com os usuários do bairro. Além disso, serão realizadas ações na rua para que a população possa acompanhar de perto o desenrolar do projeto.