Parque Orla Piratininga recebe reconhecimento internacional no AIPH World Green City Awards 2024
O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), inaugurado recentemente pela Prefeitura de Niterói, alcançou mais um reconhecimento internacional ao receber menção honrosa no AIPH World Green City Awards 2024, realizado na Holanda. O projeto foi finalista na categoria “Cidade Inclusiva”, concorrendo com iniciativas de Belo Horizonte e da Cidade do México.
Considerado o maior projeto de soluções baseadas na natureza (SBN) do Brasil, o POP contou com investimentos de R$ 100 milhões da Prefeitura de Niterói. Este parque já acumulou diversos prêmios, como o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e o “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” em junho de 2023, que o destacou como o melhor projeto ambiental do país. Em maio, foi vencedor na categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade” do LATAM Smart City Awards 2023, no México.
“O Parque Orla Piratininga é um projeto inovador e pioneiro, que ajuda a conscientizar sobre a importância da preservação do ecossistema da Lagoa de Piratininga. Estamos muito orgulhosos de seu destaque nacional e internacional”, afirmou Axel Grael, prefeito de Niterói.
Dionê Castro, coordenadora do programa ProSustentável, esteve presente na premiação na Holanda e celebrou mais essa conquista. “A busca por soluções baseadas na natureza é uma tendência mundial, e Niterói está na vanguarda desse movimento. Temos um laboratório extraordinário para compartilhar experiências com o Brasil”, destacou Dionê.
Este reconhecimento reafirma a relevância do POP como um exemplo de desenvolvimento urbano sustentável, impactando positivamente o meio ambiente e a qualidade de vida da população.