Patrimônio histórico de Angra, Ermida do Bonfim é palco de festa tradicional
A partir desta quarta-feira, dia 3 de maio, começa a tradicional Festa do Senhor do Bonfim em Angra dos Reis, uma das mais importantes celebrações religiosas e culturais do município, incluída no Calendário de Eventos da cidade.
Até o dia 7 de maio, data mais aguardada da festa, haverá uma programação intensa, incluindo tríduo, missa festiva, procissão marítima e terrestre, além de shows que prometem movimentar a comunidade do bairro do Bonfim, que este ano tem como tema “Senhor do Bonfim, ensina-nos a partilhar o pão”.
A Festa do Senhor do Bonfim está sendo realizada este ano através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte e da Smart Produções, com patrocínio da Matos Teixeira e Viação Senhor do Bonfim, e apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, Paróquia Nossa Senhora da Conceição e Associação dos Moradores e Amigos do Bonfim.
A Ermida do Bonfim, construída em 3 de maio de 1780 por Manoel Francisco Gomes, é um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. Segundo a história, após ser salvo de um naufrágio, Manoel Francisco mandou construir a Capela de Nosso Senhor do Bonfim na laje existente na Enseada de Batista das Neves como forma de agradecimento.
Confira a programação:
03/05 – QUARTA-FEIRA
Dia do Senhor do Bonfim
19h – Missa com Frei José Aparecido
04/05 – QUINTA-FEIRA
1º dia do Tríduo
19h – Missa com Frei Rony
20h – Banda Petrus e DJ
05/05 – SEXTA-FEIRA
2º dia do Tríduo
19h – Missa com Padre Vinicius (Capelão do Colégio Naval)
20h – Banda Papo Reto, Xandy Sonorus e DJ Jacaré
06/05 – SÁBADO
3º dia do Tríduo
19h – Missa com Frei João Paulo
20h – Banda Sereno, Davi Dias, DJ Jacaré
06/05 – DOMINGO
5h30 – Alvorada
6h – Penitência
7h – Café da manhã comunitário
10h – Missa Festiva com o pároco Frei João Paulo
16h – Procissão marítima e pelo bairro com Frei João Paulo
19h – Encerramento com queima de fogos
20h – Banda Pontos Cardeais, Calebe e Leilani, Erickinho e DJ Jacaré.