Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda faz 30 atendimentos em  três meses

Os idosos têm atenção especial no município e muitos problemas são  resolvidos pela rede de assistência da prefeitura

A Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda, criada em 15 de  junho pelas secretarias municipais de Ordem Pública (Semop) e de Ação  Comunitária (Smac), realizou 30 atendimentos em três meses (julho,  agosto e setembro). Desses, 17 foram registrados no NUAI (Núcleo de  Atendimento ao Idoso), que funciona nas dependências da 93ª Delegacia  de Polícia (DP), no bairro Aterrado, mas muitos casos foram resolvidos  pela rede de proteção do município, que é referência na região.

As vítimas são atendidas e recebem o apoio de diversos órgãos  municipais, como a Smac, através do Centro de Referência Especializado  em Assistência Social (Creas), da Semop, da Guarda Municipal (GMVR), e  a Polícia Civil.

Entre as supostas infrações cometidas contra os idosos assistidos pela  Patrulha de Proteção ao Idoso estão: violação do direito à saúde,  crime de lesão corporal, ameaças, abandono material, exploração  financeira e maus tratos. Todos estão sendo investigados. São, ao  todo, 16 homens e 15 mulheres de diversos bairros de Volta Redonda.

A patrulha é formada por um homem e uma mulher da GMVR, capacitados  para que o atendimento possa ser feito com pessoalidade. Até o  momento, foram feitas 34 visitas presenciais; 43 ligações atendidas;  17 registros de ocorrências na 93ª DP; 17 encaminhamentos para o Creas  e entregas de oito intimações/ofícios em vários endereços.

A equipe da Patrulha de Proteção ao Idoso faz o acompanhamento dos  casos de forma presencial, a fim de que os direitos da pessoa idosa  possam ser efetivados, completando a rede de proteção. Um número de  WhatsApp é disponibilizado às vítimas para que possam entrar em  contato imediatamente, em caso de emergência.

?São 30 pessoas que foram ou estão sendo muito bem atendidas e que se  tornarão multiplicadores do serviço especializado, feito por  profissionais capacitados e comprometidos. O conhecimento sobre esse  trabalho irá crescer, conforme o atendimento for acontecendo e sabemos  que, até agora, só obteve resultados positivos. Estamos avançando cada  vez mais?, concluiu o secretário da Semop, Luiz Henrique.

Foto cedida pela Semop.