Patrulha Maria da Penha completa seis anos em Macaé como referência na proteção à mulher

A cidade de Macaé celebrou nesta terça-feira (9) os seis anos de implementação da Patrulha Maria da Penha, um programa que tem como objetivo proteger, monitorar e acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Durante o evento comemorativo, realizado na Cidade Universitária, foram abordados os direitos da mulher na legislação e os resultados positivos obtidos pelos patrulheiros no município.

Nos últimos 12 meses, foram realizados 650 atendimentos às mulheres vítimas de violência e cerca de 300 medidas protetivas estão em andamento. O prefeito Welberth Rezende enfatizou o comprometimento do governo municipal em apoiar as políticas públicas voltadas para as mulheres e reafirmou a importância da Patrulha Maria da Penha em protegê-las.

As equipes da Guarda Municipal/Patrulha destacaram os tipos de violência mais comuns registrados contra as mulheres e como as medidas protetivas são fiscalizadas e verificadas pelos patrulheiros. Este ano, para melhorar as ações operacionais, a Patrulha Maria da Penha ganhou uma patamo.

As ações são implementadas em conjunto com a Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, que envolve diversos órgãos de todas as esferas. O evento contou com a presença de representantes de outros municípios e estados que seguem o modelo de Macaé, além de membros da 128ª Delegacia de Polícia Civil (Rio das Ostras).

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Laila Bastos, agradeceu à equipe, ao governo municipal e aos parceiros da rede de proteção pelo trabalho em conjunto. Ela destacou que o município realiza trabalho de conscientização nas escolas e junto à sociedade em geral para reduzir os índices de violência contra a mulher.

A coordenadora do Ceam, Natália Mustafá, destacou que “é um trabalho árduo, de política em rede, muito necessário em prol da proteção das mulheres”. A secretária das Mulheres, Sheila Juvêncio, reafirmou o compromisso do governo municipal em investir nas mulheres como prioridade.