Petrópolis implanta programa de artes marciais nas escolas
Uma nova lei promulgada no último dia 18 de julho abrirá caminho para a introdução do Programa de Artes Marciais nas escolas da Rede Municipal de Ensino em Petrópolis. A legislação, de autoria dos vereadores Fred Procópio e Domingos Protetor, visa proporcionar uma atividade extracurricular durante o contraturno escolar, promovendo o desenvolvimento físico e emocional das crianças.
A partir de agora, a prefeitura poderá estabelecer parcerias com instituições de comprovada capacidade técnica, incluindo Organizações da Sociedade Civil (OSC), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIP), Organizações Não Governamentais (ONG), Associações e Federações. No entanto, os profissionais que ministrarão as aulas de Artes Marciais nas escolas deverão ser devidamente graduados e registrados por uma Federação ou Associação oficial e regulamentadora do esporte.
O vereador Fred Procópio ressaltou os benefícios que as artes marciais podem trazer às crianças. Ele afirmou que quando uma criança tem a oportunidade de se envolver com uma arte marcial, ela tende a se tornar um adulto mais bem preparado. “Esses jovens, com certeza, estarão mais desenvolvidos cognitivamente e comportamentalmente para enfrentar os desafios da vida. No dia a dia, as artes marciais trazem disciplina, crescimento físico, moral e psicológico, que servem como agentes de transformação nas escolas e na comunidade como um todo”, enfatizou.
O vereador Domingos Protetor destacou que o esporte é um meio comprovadamente eficaz de resgatar vidas e prevenir a criminalidade e o uso de drogas. Além disso, enfatizou que as artes marciais ensinam princípios fundamentais, como a não-violência, respeito e paciência, ao mesmo tempo em que melhoram a concentração, foco, autoestima e autoconfiança das crianças.
O método de ensino será definido pela entidade contratada, que deverá adaptá-lo à faixa etária dos alunos, proporcionando uma experiência adequada e enriquecedora.