Petrópolis participa da ABAV 2023 no dia mundial do turismo
No dia mundial do turismo celebrado nesta quarta-feira (27), Petrópolis se faz presente na ABAV 2023, o maior evento de turismo da América Latina, realizado no Rio Centro e reunindo cerca de 36 mil representantes do setor de diversos países. O município marca presença em eventos de grande porte como parte de uma estratégia crucial para consolidar sua posição como um dos destinos mais cobiçados do Brasil, inclusive para o mercado internacional. Com um sólido 6% do Produto Interno Bruto (PIB) proveniente do turismo, Petrópolis celebra o crescimento contínuo deste setor.
O Petrópolis Convention e Visitors Bureau relata que ações estratégicas, planejadas e executadas em colaboração entre os setores público e privado têm sido fundamentais para aquecer o turismo. A ocupação média se mantém acima de 60% desde o ano passado, com picos que chegam a impressionantes 95%, especialmente em datas especiais e feriados prolongados.
“Estamos levando para encontros e congressos que promovem destinos turísticos o que os visitantes contemporâneos buscam: experiências únicas. Os turistas procuram vivências personalizadas que reflitam seus interesses e valores pessoais. Nosso destino é repleto de oportunidades para essas experiências, um lugar onde se pode vivenciar, apreciar e interagir. A cidade tem encontrado o caminho para atender a esse mercado em constante evolução”, afirma Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.
A estratégia inclui não apenas a presença em eventos de promoção turística, mas também um calendário de atrações planejadas com antecedência e eventos de entretenimento, esportivos e de negócios de grande porte. De acordo com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), as taxas médias de ocupação no Brasil permanecem em torno de 60% durante todo o ano.
“Em Petrópolis, temos nos mantido na média, mas com picos expressivos durante a alta temporada, feriados prolongados e datas especiais. Em muitas ocasiões, a ocupação atinge 95%”, destaca Fabiano Barros, diretor de Hotelaria do Petrópolis Convention.
Além disso, eventos realizados em Petrópolis têm desempenhado um papel fundamental no aquecimento do turismo. “Enfatizamos a qualidade e o conceito desses eventos. São atrações diferenciadas, preocupadas com a sustentabilidade, que valorizam o contato com a natureza em um ambiente familiar e seguro. Petrópolis está acertando em cheio na realização de eventos que atraem pessoas que desejam esse tipo de entretenimento”, afirma o presidente do Petrópolis Convention.
Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que Petrópolis passou de uma perda de 785 empregos em 2020, quando o turismo foi duramente impactado pela pandemia, para um crescimento constante. Em 2021, foram criadas 515 vagas, 275 no ano passado, mesmo em meio aos desafios das chuvas, e, até setembro de 2023, o setor já gerou mais 138 empregos.
O turismo receptivo em Petrópolis é composto por 118 estabelecimentos de hospedagem, com mais de 6,3 mil leitos, e mais de 350 bares e restaurantes. “Estamos falando de oito mil empregos diretos, e o PC&VB se orgulha de fazer parte como agente impulsionador do crescimento do turismo. O principal objetivo do Petrópolis Convention e Visitors Bureau é criar conexões e fomentar a colaboração entre iniciativas públicas e privadas, com o objetivo de melhorar constantemente Petrópolis como um destino verdadeiramente excepcional. Nossos membros, que são líderes em suas respectivas áreas, desempenham um papel fundamental em elevar Petrópolis ao patamar dos destinos turísticos mais notáveis do Brasil. Estamos no caminho certo, com muitos desafios pela frente, mas com integração e visão do turismo como uma força econômica para a cidade”, conclui Samir el Ghaoui.