Petrópolis realiza 1º Seminário de Saúde do Adolescente

 

Cerca de 600 alunos do Colégio Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra, participaram de uma importante ação de Saúde promovida pela Prefeitura, durante toda esta quinta-feira (10). Palestras seguindo os temas como nutrição, saúde bucal, drogas lícitas e ilícitas, entre os assuntos foram os assuntos debatidos no 1º Seminário de Saúde do Adolescente.

“É fundamental que os setores da Saúde e Educação entejam integrados e falem a mesma linguagem para a orientação dos nossos adolescentes. Os temas abordados foram selecionados pelos próprios estudantes, ou seja, fomos direto ao ponto. Através desse seminário foi possível esclarecer dúvidas e atuar na conscientização, inclusive sobre ISTs, e saúde reprodutiva, por exemplo”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.

O evento foi organizado pela Secretaria de Saúde, por meio da equipe do Posto de Saúde da Família do Alto da Serra, junto com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF AB, Áreas Técnicas de Saúde de Petrópolis e Divisão de Imunização.

“Contribuir para o desenvolvimento seguro dos nossos adolescentes e jovens é uma das preocupações do município. As equipes da Saúde conseguiram uma participação considerável dos jovens”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

As atividades foram realizadas nos turnos da manhã e da tarde. Foram abordados ainda temas como saúde mental, incluindo assuntos como ansiedade, depressão e suicídio, a saúde reprodutiva, que engloba ISTs e métodos contraceptivos e preventivos. Os alunos, por meio de votação anônima realizada preliminarmente, também selecionaram tópicos como hipertensão, diabetes, covid-19 e monkeypox.
Rodas de conversa com o Núcleo Especializado para Atendimento à População LGBTQIA+, também foram realizadas, assim como ações de aferição de pressão, testes de glicose e testes rápidos de ISTs.