Petrópolis realiza a 2ª Edição do Circuito Imperial de Automobilismo

O aguardado 2º Circuito Imperial de Automobilismo está prestes a tomar as ruas de Petrópolis, entre os dias 1 e 3 de setembro, em um evento que promete reacender a paixão pelos automóveis clássicos e a história do automobilismo brasileiro. Esta edição trará exposições de carros antigos, de miniaturas, troféus, talk shows e palestras com pilotos renomados, como Andreas Mattheis. O destaque, no entanto, será o desfile de carros antigos, percorrendo o traçado original das corridas de rua das décadas de 1950 e 1960, que um dia movimentaram as ruas do Centro Histórico da cidade.

O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, expressou seu entusiasmo em relação ao evento: “Petrópolis vai mais uma vez reviver a emoção das corridas de rua. Quem vier prestigiar o evento poderá conhecer mais sobre este período, por meio das palestras de pessoas que fizeram parte desta história tão emblemática da nossa cidade. Certamente será um sucesso.”

Assim como na primeira edição, o evento homenageia uma marca fabricante de automóveis. Este ano, o escolhido é o Volkswagen Karmann Ghia, que comemora 60 anos no Brasil. Cerca de 40 Karmann Ghias estão inscritos para participar desta edição.

A abertura oficial ocorrerá na sexta-feira, na Fábrica São Pedro de Alcântara, exclusivamente para convidados. Neste momento especial, os convidados terão a oportunidade de apreciar uma exposição de carros e prestar homenagem ao saudoso piloto da Stock Car, Xandy Negrão, que nos deixou em 2023 aos 70 anos. O evento incluirá a apresentação de dois carros da equipe: o Mercedes AMG GT3, e o Ligier, que Xandão não teve a oportunidade de ver.

Durante todo o fim de semana, a programação será gratuita e diversificada. Os visitantes poderão explorar exposições de miniaturas, admirar troféus e assistir a exibições de filmes no Centro de Cultura. No sábado, o Centro de Cultura também receberá palestras e talk shows com nomes importantes do automobilismo.

O domingo trará emoções ainda maiores, com a Exposição de Carros Antigos na Avenida Tiradentes a partir das 9h, seguida pelo início do Raid Histórico às 12h30. Cerca de 200 carros percorrerão o traçado original do circuito, divididos em quatro baterias. O percurso passará por pontos icônicos da cidade, como a Rua da Imperatriz, Obelisco, Rua do Imperador, Praça da Inconfidência, Rua Floriano Peixoto, Rua Alberto Torres, Av. Ipiranga, com a majestosa Catedral São Pedro de Alcântara marcando o ponto final. Serão duas voltas por bateria, totalizando 6,4 km. Para encerrar com chave de ouro, uma competição de Pit Stop entre as Equipes de Stock Car participantes. A expectativa é de que aproximadamente 30 mil pessoas prestigiem o evento.

O idealizador do evento, Renato Ceschini, compartilhou sua empolgação: “Estamos muito ansiosos por mais este Circuito Imperial de Automobilismo. Ficamos muito felizes com toda a receptividade e o interesse de amantes de carros antigos de várias partes do Brasil que se propõem a subir a Serra para participar do evento. Vai ser um fim de semana especial.”