Petrópolis recebe fórum sobre segurança pública com participação de Eduardo Pazuello
Na última sexta-feira (21), a cidade de Petrópolis sediou um importante fórum sobre segurança pública, reunindo mais de 80 participantes, entre autoridades, empresários e representantes da sociedade civil. O evento, realizado na Locanda Centro Histórico, foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL) e pela Agência de Desenvolvimento do MercoSerra, contando com a presença do deputado federal Eduardo Pazuello, que apresentou propostas do Grupo de Estudos de Segurança Pública (GESP) para o aprimoramento da legislação penal e medidas eficazes de combate à criminalidade.
O presidente do MercoSerra, Luiz Fernando Gomes, abriu o evento destacando a relação entre segurança, qualidade de vida e desenvolvimento econômico, sobretudo no setor do turismo. Já Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, enfatizou o trabalho das forças de segurança, que contribuíram para que a cidade se tornasse a mais segura do estado. O vice-prefeito Baninho e o secretário municipal de Segurança, Marcelo Chitão, também reforçaram a importância da colaboração institucional para a manutenção da ordem e da tranquilidade na cidade.
Membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, Pazuello defendeu a atualização da legislação penal, principalmente no endurecimento das penas para crimes graves, como o tráfico de drogas. O deputado também destacou a necessidade de fortalecer a integração entre as forças de segurança e ampliar o uso de tecnologia no setor, citando como exemplo as câmeras de reconhecimento facial em São Paulo, que têm se mostrado eficientes na identificação de suspeitos.
Além de compartilhar 25 projetos em andamento pelo GESP, o parlamentar reforçou a importância da mobilização da sociedade para acompanhar e apoiar as propostas legislativas que visam aprimorar a resposta do Estado às infrações penais. O fórum foi prestigiado por diversas autoridades e representantes da sociedade civil, reafirmando o compromisso coletivo na busca por soluções eficazes para a segurança pública em Petrópolis e em todo o país.