Petrópolis se destaca com atletas no Campeonato Mundial de Mountain Bike

Petrópolis, a mais nova integrante da Região Metropolitana, mostra sua força no cenário esportivo internacional. A cidade terá a presença de dois atletas na seleção brasileira que disputará o Campeonato Mundial de mountain bike em Glasgow, na Escócia, de 3 a 13 de agosto. Henrique Avancini, na categoria Elite, e Giuliana Salvini Morgen, conhecida como Giugiu, foram convocados pela Confederação Brasileira de Ciclismo, entre os dez representantes do país.

Neste ano, o Mundial unificou as 13 disciplinas do ciclismo UCI (União Ciclística Internacional) em uma única temporada. Em Glasgow, serão coroados os campeões e campeãs. Apesar de não ter chances reais de conquistar o título, o Brasil está empenhado em obter uma boa classificação, visando ao ranking que definirá os representantes do país nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Para Avancini, estar entre os dez primeiros na Escócia será muito importante, mesmo que seu objetivo seja conquistar a vitória. O ciclista, que já foi o número um do mundo no ciclismo radical, enfrenta uma temporada desafiadora, com resultados menos satisfatórios do que nos anos anteriores. Portanto, um bom desempenho na Escócia pode ser um obstáculo superado nesse ciclo olímpico.

A situação de Giuliana Salvini Morgen, natural de Petrópolis, não é muito diferente. Destaque no Brasil, Giugiu competiu em várias provas na Europa este ano e seu crescimento é evidente. Na Copa Internacional, por exemplo, ela ocupa o terceiro lugar no ranking da categoria Elite, mesmo tendo completado apenas 20 anos recentemente. Promissora, a competidora está se preparando intensamente antes de retornar ao continente europeu em busca de reconhecimento internacional.

O sucesso de Petrópolis no mountain bike não surpreende alguns, pois o esporte vem evoluindo na cidade desde a década de 80, quando Luís Aldigheri se tornou um dos principais destaques do Rio de Janeiro nessa modalidade. Seu exemplo inspirou outros ciclistas, como Ricardo Macedo, conhecido como Cadinho, e Albert Morgen, pai de Giugiu, que conquistaram títulos no Brasil e internacionalmente na década de 90. Morgen continua sendo seu principal conselheiro nas competições.

Em 2022, Petrópolis sediou uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, na bela região do Vale do Cuiabá, além de sediar simultaneamente a Copa Internacional. O evento reuniu os melhores pilotos do Brasil e do exterior, incluindo Nino Schurter, o suíço considerado o melhor do mundo no mountain bike e medalhista olímpico.

Nas últimas duas edições dos Jogos Olímpicos, Henrique Avancini representou o Brasil, embora ainda não tenha conquistado uma medalha. Para assegurar sua terceira – e provavelmente última – participação olímpica, ele precisa continuar sendo o número um do Brasil. Por outro lado, os planos olímpicos de Giugiu estão voltados para daqui a sete anos. Além disso, há outros pilotos emergentes e equipes promissoras, como a base da Caloi, localizada no distrito de Itaipava. Parece que o município continuará sendo um dos principais do país nesse esporte.