PIB do Rio de Janeiro cresce 3,8% em 2023, impulsionado por diversos setores
O Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento de 3,8% em 2023, superando a média nacional em 0,9 ponto percentual, conforme estudo da Firjan. O setor de Serviços, representando cerca de 60% do PIB fluminense, apresentou um aumento de 3,3%. Enquanto isso, a indústria cresceu 5,2%, impulsionada pelos segmentos extrativo (8%) e construção (4,1%). No entanto, a indústria de transformação teve um crescimento mais modesto, com apenas 0,6%, devido ao impacto da taxa básica de juros.
Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, destaca o desempenho positivo do PIB fluminense, mas ressalta a influência da taxa de juros elevada na indústria de transformação. A expectativa é de taxas mais baixas em 2024, favorecendo o ambiente de negócios.
Para o próximo ano, a Firjan prevê um crescimento de 3,1% no PIB do Rio de Janeiro. O setor de Petróleo e Gás e a Construção continuarão impulsionando o crescimento econômico do estado, com a expectativa de um aumento mais disseminado na indústria de transformação.
No entanto, a Firjan alerta para possíveis influências negativas, tanto externas quanto internas, como o cenário fiscal brasileiro, que podem reduzir o crescimento econômico do Rio de Janeiro para 1,5%, ou impulsioná-lo para 4,8%.