Plantio de mudas nativas é realizado na Praia Campista
A Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, em parceria com Instituto de Biodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) e Instituto Federal Fluminense (IFF), realizaram o plantio de 540 mudas nativas na orla da Praia Campista, na manhã desta segunda-feira, próximo à Petrobras. A ação contou com a presença do prefeito, Welberth Rezende, e da primeira-dama, Quelen Rezende.
Welberth destacou a importância de se concluir mais uma etapa de plantio. “A Secretaria de Ambiente investia muito em fiscalização e licenciamento, mas agora, estamos investindo no plantio de mudas, principalmente nesses locais onde existiam vegetação e árvores que não eram compatíveis para o local. A recuperação, além de manter a beleza natural, protege as áreas das ressacas. Essa parceria com a UFRJ é muito importante. Em breve estaremos ampliando a área do Nupem”, destacou.
Ele acrescentou ainda que o município planeja comprar uma área no Parque Atalaia, ampliando o local. Ainda está sendo realizado o tratamento de esgoto, limpeza da Lagoa de Imboassica, entre outras ações voltadas para a preservação do meio ambiente.
A primeira-dama, Quelen Rezende, conta que ficou muito feliz em participar da ação, pois admira a natureza do município. “A retirada da vegetação que não era adequada para esse local foi muito importante. O plantio das mudas nativas é para proteger o local do mar e deixar o nosso ambiente mais bonito”, disse.
O Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna, lembrou que o plantio é a continuidade de várias ações que estão acontecendo na orla da cidade. “Vale destacar que esse local servirá de pesquisa e um laboratório natural, para que os estudantes e pesquisadores possam acompanhar o crescimento. Essa iniciativa servirá para outros municípios e estados, pois estão sendo aplicados aqui décadas de conhecimentos científicos”, pontuou.
O professor titular do Curso de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Esteves, disse que ficou muito satisfeito em participar da ação. “Estou muito orgulhoso, pois estamos disponibilizando altíssimo conhecimento para restaurar a vegetação das orlas das praias, com o custo baixíssimo para os munícipes. O plantio vai evitar que essa área seja destruída pela ação do mar e vai preservar para que as gerações futuras possam apreciar e aproveitar a natureza”, declarou.
A coordenadora de Arborização e Paisagismo da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Fernanda Norbert, explicou que foram plantadas mudas de espécies como Blutaporon portucaloides, Alternanthera marítima, Pilosocerus arrabidae, Impomea pes-caprae, Carnavalia rosea, Neoreglia cruenta, Aechmea blanchetiana e Sophora tomentosa.
“Além do plantio de mudas, realizamos o cercamento das ilhas de restinga. Vamos realizar o trabalho de identificação dos locais onde as amendoeiras foram retiradas e fazer o monitoramento e estudo. As mudas utilizadas no plantio foram adquiridas por meio de medidas compensatórias, e algumas foram produzidas pelos próprios técnicos na sede da Secretaria de Ambiente”, concluiu.
Fotos: Ana Chaffin