Polícia Ambiental identifica construção irregular e desmatamento na região serrana do Rio

Em uma operação no distrito da Posse, em Petrópolis, policiais do Comando de Polícia Ambiental atenderam a uma denúncia feita pelo programa Linha Verde e identificaram desmatamento e construções irregulares. A ação, realizada recentemente, faz parte de esforços para coibir crimes ambientais e proteger a vegetação nativa na região serrana do Rio de Janeiro.

Durante patrulhamento na Estrada do Brejal, a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos localizou uma área com sinais de degradação ambiental. No local, estavam sendo construídos dois bangalôs de 40 metros quadrados cada, além de um arruamento de 500 metros. A área afetada foi estimada em cerca de 3 mil metros quadrados.

A fiscalização constatou a ausência de licenciamento ambiental. Questionado, o responsável pela obra não apresentou qualquer documentação que regularizasse a construção. O caso foi encaminhado à 106ª Delegacia de Polícia (DP), onde um auto de constatação foi registrado e uma perícia foi solicitada para apurar os danos.

O programa Linha Verde registrou um aumento de 25% nas denúncias de crimes ambientais em Petrópolis nos últimos meses, somando 527 investigações desde o início do ano. Em 2023, o total foi de 420 denúncias.

“A intensificação das denúncias demonstra a crescente conscientização da população sobre questões ambientais. Ver ações efetivas como esta reforça a importância da participação cidadã na proteção do nosso patrimônio natural”, destacou um representante do Linha Verde.

O Linha Verde, programa de denúncias anônimas, está disponível 24 horas por dia pelos telefones (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, com opção de WhatsApp anonimizado. Também é possível utilizar o aplicativo “Disque Denúncia RJ” para relatar irregularidades ambientais.

A iniciativa visa engajar a população na luta contra crimes ambientais, fortalecendo as ações de fiscalização e preservação do meio ambiente.