Polícia Militar do RJ capacita profissionais da educação em gerenciamento de crise
O governo do estado do Rio de Janeiro, em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria de Estado de Polícia Militar, lançará na próxima quarta-feira (10/05) um programa de treinamento de gerenciamento de risco para profissionais da educação. O evento acontecerá em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, às 9h.
A iniciativa tem como objetivo aumentar a proteção de alunos e profissionais do ensino por meio do treinamento de cerca de 450 professores de Duque de Caxias. As aulas serão ministradas por policiais militares da patrulha escolar e do comando de operações especiais da Polícia Militar para os profissionais das redes estadual e municipais de educação.
A parceria entre as secretarias visa a criação de ações integradas de segurança e cultura de paz, determinadas pelo governador Cláudio Castro, para aumentar a segurança dos estudantes e profissionais da educação. Segundo a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, o treinamento é fundamental para que os profissionais saibam como agir em situações de crise antes da chegada da polícia militar à escola.
Além disso, outras iniciativas estão sendo desenvolvidas pelo Comitê Intersetorial de Segurança Escolar, como o aplicativo Rede Escola, que permitirá a comunicação imediata entre a comunidade escolar e a Polícia Militar.
O governador Cláudio Castro destaca que a Educação é a prioridade do estado e que o treinamento dos profissionais de educação pela polícia militar vem se somar a outras iniciativas para garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação. O coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário de Estado de Polícia Militar, enfatiza que o treinamento será baseado em protocolos internacionalmente consagrados para lidar com situações de crise.