Prefeito anuncia reajuste nos vencimentos dos servidores municipais de Petrópolis

Nesta segunda-feira (10), o prefeito Rubens Bomtempo fez um importante anúncio para os servidores municipais de Petrópolis: um reajuste de 4,94% nos vencimentos. Esse valor representa um ganho real, uma vez que o índice oficial da inflação (IPCA) foi de 3,94%. O projeto de lei elaborado pelo governo municipal será encaminhado à Câmara Municipal, com o objetivo de garantir que o reajuste esteja em vigor já no próximo pagamento ao funcionalismo, que ocorrerá no dia 31 de julho.

Além disso, na mesma folha de pagamento, também serão pagos 50% do 13º salário aos servidores. Para chegar a esse percentual de reajuste, foram realizadas reuniões com as categorias representativas dos servidores municipais, conduzidas por uma comissão composta por secretários municipais, liderada pelo secretário de Governo, Marcus São Thiago.

Durante essas reuniões, foi levado em consideração o aumento no quadro de funcionários durante a gestão do prefeito Rubens Bomtempo, com a realização de concursos públicos pela Prefeitura. Somente este ano, foram convocados 500 concursados pela Comdep e 877 concursados pela Educação.

O reajuste de 4,94% abrange os seguintes grupos:

• Servidores da administração direta
• Servidores da administração indireta (exceto os da CPTrans, cujo reajuste é feito por acordo coletivo)
• Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas)

Além do reajuste, outras conquistas foram anunciadas para os servidores municipais:

• Aumento do vencimento das categorias que recebem abaixo do salário mínimo. Com isso, o piso salarial, atualmente de R$ 1.006, será equiparado ao salário mínimo nacional (R$ 1.320), representando um reajuste de mais de 30%.
• Equiparação do piso salarial dos professores municipais ao piso nacional do magistério.
• Atendimento a uma demanda antiga dos técnicos administrativos e técnicos de desenho e cadastro: equiparação do vencimento ao do técnico de contabilidade. Essa correção será feita de forma parcelada ao longo de 5 anos.