Prefeito de Paraty divulga culinária local para moradores e visitantes da Flip

Trajando um impecável traje branco de chef de cozinha, um indivíduo se destacava em uma das barracas de alimentação montadas nos arredores da Feira Literária Internacional de Paraty, mais conhecida como Flip. Ele preparava um peixe cozido com banana da terra, acompanhado de um pirão com caldo de marisco – um prato localmente conhecido como azul marinho. Nos últimos dias, mais de 800 pessoas puderam apreciar essa deliciosa iguaria.

A pessoa em questão é o prefeito da cidade, Luciano de Oliveira Vidal, uma figura central neste momento em que Paraty recebe milhares de turistas, não só para apreciar o evento literário, mas também para desfrutar da culinária criativa da região. Vidal é um conhecedor na arte da culinária e fez questão de se envolver diretamente no preparo dos pratos.

“A Feira (Flip) está se integrando mais, atraindo um público mais diversificado e socialmente engajado. Hoje, estamos promovendo o desenvolvimento das escolas públicas e privadas do município, bem como dos artistas e músicos locais, por meio do programa ‘Criatividade para Todos’. Recebemos o título de Cidade Criativa pela Unesco em 2017 e Patrimônio Cultural em 2019. Em todos os eventos, buscamos incentivar e destacar a prática da culinária local, para que tanto os visitantes quanto os moradores possam apreciar aquilo em que somos muito bons”, destacou o político.

O prefeito atribui o sucesso do turismo a uma mistura diversificada de atividades. Além disso, ressaltou que, nove anos atrás, Paraty não possuía água tratada em todas as residências, uma situação que foi gradativamente alterada com ações significativas de infraestrutura que transformaram o município em um exemplo de desenvolvimento.

“Em 2014, muitas casas eram abastecidas por caminhões-pipa. Atualmente, contamos com 100% de fornecimento de água tratada na área urbana, além de mais de 700 quilômetros de rede de água costeira. A taxa de mortalidade infantil, que antes era de 11 crianças para mil habitantes, caiu drasticamente para 1,4. Também reduzimos os casos de disenteria. Garantimos eletricidade e saneamento básico para todos. Em relação ao turismo, um site especializado considera Paraty a cidade mais romântica da América Latina. São conquistas significativas que valorizamos muito”, concluiu.