Prefeito Rodrigo Neves acompanha obras de macrodrenagem que vão transformar a Zona Norte de Niterói

A Prefeitura de Niterói deu mais um passo decisivo no enfrentamento dos alagamentos na cidade. Em visita realizada nesta quarta-feira (10), o prefeito Rodrigo Neves acompanhou o avanço das obras de macrodrenagem nos bairros do Barreto e da Engenhoca, na Zona Norte, onde a Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) executa um dos maiores projetos de drenagem da cidade.

Com investimento superior a R$ 75 milhões, o projeto abrange a revitalização de 4,6 quilômetros de vias, com nova pavimentação, reconstrução de calçadas e implantação de modernas redes de drenagem. O objetivo é combater um problema crônico de alagamentos, oferecendo mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região.

Atualmente, as equipes trabalham na instalação de aduelas subterrâneas na Rua General Castrioto — estruturas de até cinco metros de largura por 2,5 metros de altura — que vão captar as águas pluviais e conduzi-las até o Rio Maruí. “Estamos acelerando as obras, ampliando o número de operários e atuando com responsabilidade para minimizar os impactos no trânsito. É um investimento histórico para acabar com os alagamentos nessa região”, afirmou o prefeito.

Outros trechos também passam por melhorias importantes. A Rua Craveiro Lopes, já revitalizada, será pavimentada até o fim de abril. A entrega da Rua General Castrioto está prevista para 30 de maio. Já a segunda fase das intervenções começa no dia 5 de maio, na Rua Vereador José Vicente Sobrinho, onde também foi finalizada a construção da nova rede de drenagem e a requalificação das calçadas.

O prefeito reforçou que a logística do trânsito durante as obras está sendo cuidadosamente planejada, com o objetivo de reduzir transtornos à população. “Até novembro queremos concluir todo o projeto, garantindo mais segurança e conforto para quem vive e circula pela região”, destacou Neves.

Na área conhecida como Copo Cheio, outras sete ruas já receberam intervenções estruturais, com melhorias em calçadas, meios-fios e drenagem. A entrega desses trechos reforça o compromisso da Prefeitura com uma cidade mais preparada para as chuvas e resiliente frente às mudanças climáticas.

As obras de macrodrenagem representam um marco para o futuro de Niterói, aliando infraestrutura moderna e respeito ao meio ambiente, com foco em prevenção de riscos, mobilidade urbana e bem-estar da população.