Prefeitos do Sul Fluminense discutem reativação de eixo ferroviário e trem turístico
No último fim de semana, o prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, recebeu em sua cidade uma comitiva de prefeitos da região Sul Fluminense para discutir a reativação do eixo ferroviário que conecta a região à Costa Verde e a reimplantação do Trem Turístico da Mata Atlântica. O encontro contou com a presença dos prefeitos Antônio Francisco Neto (Volta Redonda), Aluísio D’Elias (Quatis), Babton Biondi (Rio Claro), Claudio de Lima Sírio (Angra dos Reis) e Luiz Fernando Pezão (Piraí), além do deputado estadual Munir Neto. A reunião teve como foco principal a proposta de implementar a ‘Rota do Café e Calcário’, um corredor ferroviário que visa facilitar o escoamento de commodities, especialmente o café, um dos principais produtos do estado de Minas Gerais.
O projeto envolve a requalificação de trechos ferroviários entre Varginha, em Minas Gerais, e Angra dos Reis, passando por cidades como Barra Mansa. A iniciativa visa não apenas melhorar a logística de transporte, mas também promover o desenvolvimento econômico da região, que abriga cerca de 40% da produção nacional de café. De acordo com Péricles Aguiar, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) do Sul Fluminense, a Ferrovia Centro-Atlântica deve devolver ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) vários trechos ferroviários, incluindo um no Rio de Janeiro, e isso requer a negociação de uma indenização de aproximadamente R$ 3,5 bilhões.
Durante a reunião, Delmo Pinho, assessor da Fecomércio, fez uma apresentação destacando os impactos positivos que a reativação ferroviária traria para a região. Segundo ele, a melhoria na logística de carga e transporte de passageiros pode atrair indústrias e empresas, promovendo um salto de desenvolvimento para o Sul Fluminense. Furlani reforçou a importância do projeto, ressaltando os benefícios que Barra Mansa e as cidades vizinhas terão com a reativação do trecho ferroviário, que se somará às obras de duplicação da Rodovia Presidente Dutra, consolidando a região como um polo logístico e de emprego.
Após as discussões, os prefeitos realizaram uma ligação com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para agendar uma visita à região, prevista para o final de janeiro ou início de fevereiro, com a intenção de apresentar mais detalhes sobre o projeto. O encontro também contou com a participação da vice-prefeita Luciana Alves e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Cesar de Carvalho, evidenciando a união e o empenho das lideranças locais em prol do desenvolvimento regional.