Prefeitura de Angra dos Reis expande o programa SOS Escola para escolas particulares e estaduais

Prefeitura de Angra dos Reis amplia projeto SOS Escola para abranger instituições particulares e estaduais

O projeto SOS Escola, iniciativa da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, está sendo expandido para incluir não apenas as escolas da rede municipal, mas também os colégios e universidades particulares, e em breve, as unidades educacionais estaduais. Na última quinta-feira (11), ocorreu um encontro no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, intermediado pela vereadora Titi Brasil, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, reunindo representantes de dezenas dessas instituições de ensino. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e receber treinamento para utilizar o aplicativo em caso de emergências.

“A criança é do município, independentemente de estudar em escola municipal, particular ou estadual. A segurança é um direito de todos, e é muito importante estar envolvido nesse processo junto com a prefeitura. Isso nos traz conforto”, ressaltou Sandra Jane Pinto, presidente da Associação das Escolas Particulares de Angra.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Douglas Barbosa, mais de 50 escolas particulares já manifestaram interesse em aderir ao SOS Escola. A prefeitura oferece treinamento e instalação do aplicativo, garantindo que todas as instituições estejam preparadas para utilizá-lo.

“A avaliação que fazemos do SOS Escola é muito positiva, principalmente pelo fator psicológico de aumentar a sensação de segurança. Saber que estamos próximos do Centro de Monitoramento, que aciona imediatamente as equipes de segurança, proporciona tranquilidade aos estudantes e funcionários das escolas. Até o momento, não houve necessidade de acionar o SOS Escola, o que é um sinal de que a cidade está em paz”, afirmou Paulo Fortunato, secretário de Educação.

O aplicativo SOS Escola é instalado nos celulares dos diretores e auxiliares de direção das instituições de ensino. Quando acionado, o aplicativo entra em contato com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que atua 24 horas por dia com uma equipe integrada da Secretaria de Segurança Pública em conjunto com as polícias Civil e Militar. Uma equipe é enviada imediatamente ao local para atender a ocorrência.