Prefeitura de Angra promove encontro com agricultores do Programa Nacional de Alimentação escolar
A Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca da Prefeitura de Angra realizou na manhã desta terça-feira, dia 6, um café com agricultores participantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Esses agricultores são responsáveis por fornecer gêneros alimentícios para a merenda escolar da rede municipal de educação.
O objetivo principal do encontro foi ouvir os agricultores, avaliar a cadeia de produção dos fornecedores e alinhar políticas públicas para dar suporte à produção agrícola local. A Secretaria de Agricultura apoia os agricultores com fornecimento de sementes, auxílio técnico, preparo do solo, além de ceder trator agrícola e implementos.
Atualmente, existem 24 contratos pelo Pnae para fornecimento às escolas, envolvendo agricultores familiares individuais de Angra, além de uma cooperativa de Paraty e uma associação de produtores de Barra Mansa. Eles fornecem uma variedade de produtos, como banana-prata in natura, banana-passa, aipim, palmito in natura, abobrinha, batata-doce, cenoura, couve e inhame.
O Pnae destina recursos financeiros federais para atender os estudantes em todas as etapas da educação básica, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, além de promover hábitos alimentares saudáveis.
Além de proporcionar uma alimentação saudável nas escolas, o Pnae também contribui para a geração de trabalho e renda no campo, beneficiando agricultores familiares e empreendedores rurais do município.
Wagner Junqueira, secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, ressaltou a importância do Pnae no apoio à distribuição da produção agrícola local e destacou o compromisso do governo municipal em atender eficazmente à demanda de compra dos produtos dos agricultores.
A projeção da Secretaria de Agricultura é de que o investimento na compra dos produtos alcance cerca de R$ 2 milhões, desde o segundo semestre do ano passado até o final do ano letivo de 2024.
Leandro Silva, secretário-executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca, enfatizou que comprar a merenda escolar dos agricultores locais fortalece a economia da cidade, gerando empregos e impulsionando a agricultura familiar. Ele ressaltou ainda os esforços para ampliar a produção e cadastrar mais agricultores locais para participarem de outros editais.