Prefeitura de Barra Mansa alerta para golpes no SuperaRJ
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), está alertando os moradores sobre um golpe que envolve o benefício SuperaRJ, um programa social de renda mínima do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criado para auxiliar famílias durante a pandemia de Covid-19.
Segundo informações da coordenadora do Cadastro Único, uma mulher se fazendo passar por orientadora social, identificando-se como Carolina, tem visitado residências em diversos bairros e solicitado informações dos moradores. Ela apresenta um falso crachá e uma matrícula fictícia, afirmando que as pessoas têm direito a receber o benefício do SuperaRJ no valor de R$300 e pedindo documentos pessoais.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos ressalta que não está realizando cadastros para serviços sociais em domicílios. Os cadastros para benefícios sociais são realizados diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Em casos de atendimento domiciliar legítimo, a equipe do Cras vai até a residência em veículo oficial e devidamente identificado.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Fanuel Fernando, informou que o caso já foi comunicado às autoridades policiais e pede às vítimas que denunciem o golpe. Ele também esclareceu que o site oficial do SuperaRJ permite solicitações de segunda via do cartão e adesão de novos beneficiários desde 22 de setembro, e o último saldo para as pessoas cadastradas será liberado em 18 de outubro.
A população deve ficar atenta e denunciar atividades suspeitas às autoridades para evitar cair em golpes desse tipo.