Prefeitura de Macaé lança aplicativo de transporte público como parte do Programa Macaé Conectada
A Prefeitura de Macaé anunciou nesta terça-feira (2) o lançamento do aplicativo do transporte público como parte do Programa Macaé Conectada. Totalmente gratuito para os usuários, o Cittamobi pode ser baixado nas lojas de aplicativos para dispositivos Android e IOS. Com essa nova ferramenta, os usuários terão acesso às informações sobre as linhas, pontos e horários dos ônibus que se aproximam de sua localização, além de outras funcionalidades.
“Estamos avançando novamente na questão do transporte. Agora chegou o dia em que podemos disponibilizar mais esse serviço para os usuários. É muito gratificante poder oferecer o que há de mais moderno para a população que utiliza o transporte diariamente”, ressaltou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.
O aplicativo representa mais uma etapa do Programa Macaé Conectada, que busca modernizar o transporte coletivo do município. Este programa inclui a introdução de ônibus novos e climatizados, Wi-Fi, entrada USB para carregar dispositivos móveis, acessibilidade, novos abrigos de ônibus com USB e terminais urbanos também com Wi-Fi.
O evento de lançamento contou com a presença de representantes da Cittamobi, Tryvia e da concessionária de transporte coletivo urbano, parceiros da prefeitura no desenvolvimento do aplicativo. O Cittamobi, que é gratuito para a prefeitura, está presente em 337 cidades há 10 anos, com mais de 25 milhões de usuários.
O aplicativo opera com dados enviados pelo GPS dos ônibus em tempo real, conectando-se às quatro operadoras de telefonia móvel. Os usuários poderão visualizar quais linhas estão próximas e em quanto tempo os ônibus passarão pelo local em que se encontram, além de poderem planejar seus trajetos, salvar rotas favoritas e pontos frequentes. O QR Code do Cittamobi estará disponível em terminais, ônibus, busdoors, pontos de integração, entre outros locais, para download.
“O aplicativo é um marco para Macaé migrar para um novo momento no transporte público. É totalmente intuitivo e permite a interação do usuário com o sistema de transporte como um todo, possibilitando o planejamento de seus deslocamentos. Nos dedicamos meses para alcançar este objetivo, realizamos testes com usuários e agora podemos lançar este aplicativo que permite total interação”, explicou o diretor da Coordenadoria de Transporte.
Os locais sem sinal das operadoras de telefonia móvel continuarão funcionando com as linhas programadas e horários estabelecidos previamente.