Prefeitura de Macaé promove evento para discutir a segurança pública na cidade

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal, deu início à 1ª Semana Municipal de Segurança Pública de terça-feira (11), com o tema “Segurança é Cidadania”, que visa discutir o papel da segurança pública no exercício da cidadania. O evento seguirá nesta quarta-feira (12), com palestras e debates e se estenderá até a próxima quinta-feira (13).

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, ressaltou a importância da integração das forças de segurança para garantir a ordem na cidade, mencionando a construção do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e a instalação de uma Delegacia de Homicídios e de um Grupamento Aeromóvel (GAM). Ele também destacou que outras medidas serão adotadas para garantir a segurança da população, como o investimento em segurança virtual e a instrumentalização progressiva da Guarda Municipal.

O vereador e presidente da Comissão de Segurança e Defesa Social, Luiz Matos, representando o Legislativo, enfatizou que discutir a segurança pública é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Ele destacou que a temática não só interessa à população, mas também à classe empresarial e aos turistas que desejam se fixar no município.

O Secretário de Ordem Pública de Macaé, Alan de Oliveira, pontuou a importância do evento para que a população conheça o papel da segurança pública no exercício da cidadania. Ele ressaltou que a Guarda Municipal está próxima da população e trabalha de forma eficiente nas políticas públicas do município.

O evento contou com a presença de autoridades locais, como o Secretário de Segurança Pública de Casimiro de Abreu, Guarda Municipal, Wellington Lima; o coordenador do Segurança Presente, Capitão Edilson Luiz dos Santos; o Capitão Scalercio, do Batalhão de Ações com Cães; o subcomandante do 32º BPM, Major Thales Borges; e o Subcomandante de Artilharia do Forte Marechal Hermes, Capitão João Lucas Dorigo, além de secretários municipais, agentes de segurança, representantes da sociedade civil organizada e a população em geral.