Prefeitura de Niterói reordena trânsito na Região Oceânica

Região com várias unidades de ensino ganha mais segurança no trânsito com implantação de binários

A partir desta quinta-feira(23), os moradores de Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, terão um trânsito mais seguro e fluido. Isso porque a Prefeitura de Niterói concluiu um importante projeto de reordenamento viário na Avenida Raul de Oliveira Rodrigues e em seis vias transversais.

O projeto incluiu nova sinalização horizontal e vertical, semáforos atualizados e um sistema binário que permite a circulação de veículos em sentido único, alternadamente, nas ruas que formam o binário. Esse sistema reduz o número de conflitos viários e, portanto, promove mais segurança para motoristas e pedestres.

Além disso, o projeto levou em consideração as características da região, que tem várias unidades de ensino. Por isso, as vias escolhidas para o sistema binário foram selecionadas para trazer mais segurança e fluidez durante os horários de embarque e desembarque escolares.

A diretora de Planejamento de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Viária, Amanda Machado, fala sobre a escolha das vias que passam a operar em binário.

“As vias escolhidas para implantação dos binários têm como característica principal estarem inseridas em uma região com várias unidades de ensino. Os horários de embarque e desembarque escolares geram movimentações de trânsito carregadas e transformar as vias em mão única tende a trazer mais segurança e fluidez ao trânsito”.

Outra medida importante do projeto é a instalação de trechos segregados na Avenida Raul de Oliveira Rodrigues. Essa mudança traz mais segurança ao reduzir a chance de motoristas realizarem conversões perigosas ao entrarem nas vias locais.