Prefeitura de Nova Iguaçu adota novo modelo de carnê de IPTU 2024 para evitar golpes
Os moradores de Nova Iguaçu que já receberam as e-cartas do IPTU 2024 devem estar atentos a mudanças nos boletos, já que a Prefeitura adotou um novo modelo de distribuição. A alteração visa seguir padrões semelhantes adotados por outras cidades na região metropolitana. A população deve estar atenta para evitar possíveis golpes.
O secretário municipal de Economia e Finanças, Fabiano Muniz, destaca a importância de verificar o código de barras, especialmente o segundo grupo de números (do quinto ao oitavo dígito), que indica a sequência do beneficiário. No caso da Prefeitura de Nova Iguaçu, o código é 2911. Além disso, ao efetuar o pagamento, o nome da Prefeitura deve aparecer como beneficiário.
Os contribuintes devem verificar a autenticidade da e-carta antes de realizar o pagamento, seja por código de barras ou Pix. A Federação Brasileira de Bancos estabelece uma sequência de números no código de barras, indicando para qual banco os dados e o crédito serão repassados.
A substituição dos antigos carnês pelas e-cartas resultou em uma economia de cerca de 50% nos custos de emissão de boletos. Em caso de correspondência suspeita, os contribuintes devem registrar uma ocorrência na delegacia e solicitar a segunda via na Central de Atendimento ao Contribuinte. As segundas vias também podem ser solicitadas pela internet, no Portal do Contribuinte em www.novaiguacu.rj.gov.br.