Prefeitura de Nova Iguaçu decreta situação de emergência após fortes chuvas

A Prefeitura de Nova Iguaçu decretou Situação de Emergência no município devido às chuvas intensas que atingiram a cidade entre a tarde de sábado (13) e a madrugada de domingo (14). O município encontra-se em estágio de crise, com 173 ocorrências registradas pela Defesa Civil. As consequências incluem pontos de alagamento, desabamentos, deslizamentos de barreira, pessoas desalojadas, desabrigadas, além de três mortes e uma pessoa desaparecida após cair no Rio Botas.

A prefeitura montou um gabinete de gerenciamento de crise para analisar os impactos provocados pelas chuvas e desenvolver estratégias para normalizar a situação. O prefeito Rogerio Lisboa se reuniu com o governador em exercício Thiago Pampolha Gonçalves e outras autoridades para discutir a situação do município.

O volume de chuva atingiu 235mm em 14 horas, o maior registrado na cidade nesse período desde 2008. O bairro Moquetá foi o mais atingido, com 57mm em uma hora. O prefeito Rogerio Lisboa assegurou que as equipes estão trabalhando para a limpeza das ruas e para minimizar os impactos nas famílias afetadas.

Os bairros do Centro, Posse, Comendador Soares, Santa Eugênia, Cerâmica, Caioaba, entre outros, foram os mais impactados. A Defesa Civil disponibilizou 58 Pontos de Apoio e Abrigos Temporários, enquanto a Secretaria Municipal de Assistência Social recebe doações para ajudar a população afetada. Quem estiver em situação de risco pode ligar para os telefones de emergência: 199, 2667-5751 e 98160-9740.