Prefeitura de Nova Iguaçu lança projeto “Arborizando Minha Rua” para tornar a cidade mais verde

Para promover um ambiente urbano mais arborizado, a Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, lançou nesta terça-feira (20) o projeto “Arborizando Minha Rua”. A iniciativa visa melhorar a qualidade do ar, proporcionar sombreamento, reduzir a temperatura e atrair aves para a região. Os moradores interessados em participar poderão solicitar o plantio de árvores em suas ruas através do link .

Serão avaliados critérios como a largura da calçada (que deve ser superior a 1,20m), a presença de fiação elétrica, a proximidade de bueiros e o envio de fotos do local de plantio.

“Um dos objetivos é conscientizar a população sobre a importância da arborização urbana. O formulário é rápido e fácil de preencher. Esse projeto vai estimular as pessoas a plantarem mais árvores na cidade e aprenderem sobre as diferentes espécies. Os participantes também receberão um folheto com dicas sobre os cuidados com as árvores e terão a oportunidade de colocar a mão na massa e plantar as mudas. Além disso, cada morador receberá um adesivo com o QR Code do projeto para ser colocado em seu portão”, explicou Lucas Cardoso, engenheiro florestal e assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente.

Após o cadastro, os participantes aguardarão o retorno da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Se necessário, uma equipe da Guarda Ambiental de Nova Iguaçu fará uma visita ao local para avaliar as condições e determinar o tipo de árvore adequado para o plantio.

“Com base no endereço e nas informações do local, avaliaremos se há condições para o plantio e qual espécie de árvore é mais adequada. Podemos escolher entre espécies da mata atlântica ou ornamentais. O objetivo é descentralizar esse serviço e aumentar a arborização em frente às residências. No entanto, para garantir a segurança, faremos uma análise de viabilidade. Isso proporciona uma sensação de pertencimento, uma vez que a pessoa participa de todo o projeto”, afirmou Bruno Augusto de Souza, guarda ambiental e chefe de Áreas Verdes de Nova Iguaçu.

Luzia Esteves Carvalho, professora de 55 anos e moradora da Avenida Kennedy, no bairro Kennedy, foi a primeira a participar do projeto em Nova Iguaçu. Ela já planeja fazer novas solicitações para plantar mais árvores.

“Minha filha, que é bióloga, e eu solicitamos o plantio da árvore. Ela me orientou sobre a importância dessa ação, que ajuda a evitar que os moradores descartem lixo e entulho nas margens do rio, contribuindo para sua preservação. Pretendo fazer mais solicitações para plantar mais árvores e também vou realizar uma campanha com meus vizinhos. Preenchi o formulário em poucos minutos e estou muito animada”, compartilhou entusiasmada.