Prefeitura de Petrópolis conclui obras de contenção e desinterdita 13 casas

Nesta sexta-feira (17), o prefeito Rubens Bomtempo e o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Werner, anunciaram a desinterdição de 13 casas na região, graças à conclusão de uma importante obra de contenção de encosta realizada pela Prefeitura.

“Esse é o sentido das obras que estamos fazendo: dar segurança para as pessoas e restabelecer a normalidade nas comunidades atingidas pelas chuvas. Hoje estamos aqui fechando um ciclo e devolvendo a esperança para essas pessoas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Nos últimos dois anos e quatro meses, a Prefeitura iniciou e concluiu 125 obras de grande e médio porte, com outras 64 em andamento e mais 19 em fase de licitação, totalizando 208 obras desde 2022.

A Rua Zenóbio Pozzato foi uma das áreas mais afetadas pelas chuvas de 2022, resultando na interdição de diversas casas. Desde então, a Prefeitura tem trabalhado para garantir a segurança da região. Técnicos da Secretaria de Obras estudaram a área, elaboraram um projeto, contrataram uma empresa especializada e concluíram uma obra de contenção e drenagem. Durante as chuvas fortes de março de 2024, a obra, que estava quase pronta, foi eficazmente “testada” e funcionou perfeitamente.

Os moradores das casas desinterditadas expressaram sua satisfação e alívio com a conclusão da obra. “Estamos em paz, porque estamos em segurança. A gente se sente muito mais seguro agora. Nem tem comparação. A obra está 100%”, disse Jandira Henrique, moradora da região há 13 anos. Jairo Pozzato, que mora na rua há 70 anos, também agradeceu: “A gente só tem a agradecer. A obra que foi prometida foi concluída.”

A cerimônia de desinterdição contou com a presença dos secretários Rafael Simão (Desenvolvimento Econômico), Vyrna Jacomo (Obras) e Valesca Gonçalves (Assistência Social).