Prefeitura de Teresópolis e Sebrae RJ renovam parceria para incentivar empreendedorismo nas escolas
A Prefeitura de Teresópolis, em parceria com o Sebrae RJ, está renovando o Programa Jovens Empreendedores (JEPP) em 12 escolas municipais, levando-o a cerca de 1.300 alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental durante 2023. A aula inaugural do programa foi realizada nesta quarta-feira (8) no Centro Educacional Roger Malhardes, em São Pedro. O objetivo do programa é incentivar habilidades empreendedoras e adquirir conhecimento empreendedor para os alunos.
Estiveram presentes na cerimônia o Prefeito Vinicius Claussen, a secretária de Educação Satiele Santos, alunos do 7º ano, equipe gestora e professores da escola. O Prefeito Claussen, acompanhado pelo secretário de Governo Lucas Pacheco e pelo Vereador Paulinho Nogueira, enfatizou a importância da educação e do empreendedorismo para as crianças.
O JEPP foi implantado em Teresópolis em setembro de 2018 e já formou mais de 800 alunos. Durante o período da pandemia, o programa sofreu uma pausa, mas agora está de volta com força total.
O programa propõe atividades específicas para cada ano do Ensino Fundamental, incentivando os alunos a assumirem riscos calculados e a identificarem oportunidades de inovação em situações desafiadoras. O curso terá duração de três meses e será ministrado por professores da Rede Municipal capacitados pelo Sebrae.
Os alunos do 7º ano terão aulas sobre Robótica Empreendedora, enquanto os alunos do 8º ano estudarão Tecnologias Digitais e Soluções Empreendedoras. Os estudantes do 9º ano aprenderão sobre GerAção Empreendedora. O conteúdo será transmitido pelos professores com o auxílio de conteúdo digital nos tablets disponibilizados para os alunos pela Secretaria Municipal de Educação e nos laboratórios de informática das escolas. Ao final do programa, os alunos apresentarão seus projetos em uma feira de empreendedorismo promovida nas escolas.
A diretora do Cerom, Cintia Cunha Castro, aprovou o programa e recebeu com entusiasmo a continuidade do JEPP na unidade. Ela destacou que o programa é uma excelente proposta para despertar o interesse dos alunos, permitindo que eles desenvolvam melhor seus estudos. Segundo Castro, as edições anteriores do programa na escola tiveram resultados muito positivos e o envolvimento dos professores e alunos foi extraordinário.