Prefeitura de Teresópolis intensifica ações de combate à dengue diante do aumento de casos
A Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de prevenção e enfrentamento ao mosquito da dengue. Diante do aumento de casos da doença em todo o Brasil, incluindo Teresópolis, as equipes da vigilância sanitária estão reforçando o trabalho de fiscalização em locais propensos a focos e realizando visitas domiciliares para conscientizar a população sobre o tema.
No período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, foram identificados 40 casos suspeitos e 17 confirmados de dengue em Teresópolis. Esse número é maior do que o registrado durante todo o ano de 2023, que teve 33 casos suspeitos e 18 confirmados. Todos os casos confirmados foram categorizados como leves, sem necessidade de internação.
Com o objetivo de fortalecer as equipes de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura enviou, em setembro de 2023, um projeto de lei à Câmara Municipal para realizar um processo seletivo e contratar agentes de combate a endemias. No entanto, o projeto foi rejeitado pelo legislativo.
As medidas preventivas devem ser adotadas por toda a população ao longo do ano e intensificadas durante o verão, quando ocorre maior volume de chuvas, propiciando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz em água parada. A população também pode colaborar enviando denúncias de possíveis focos de dengue através da Ouvidoria Geral, pelo 162, aplicativo eOuve ou pelo Whatsapp da TIA (21) 2742-8264.
Indivíduos que apresentarem sintomas como febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo devem procurar as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) nos diversos bairros. Além disso, podem buscar atendimento nas Unidades Pronto Atendimento, como a Unidade de Cuidados Intermediários em Saúde Dr. Eitel Abdallah, SPA Bonsucesso e a UPA 24h.