Prefeitura de Teresópolis lança programa ‘Ouvidoria Mirim’

A Prefeitura de Teresópolis está o lançando o programa ‘Ouvidoria Mirim’, uma iniciativa educativa desenvolvida em parceria entre a Ouvidoria Geral e a Secretaria Municipal de Educação. O projeto envolve alunos da Rede Municipal, do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e tem como objetivo principal incentivar o engajamento dos jovens na compreensão das demandas e necessidades da população, formando cidadãos conscientes da importância da participação ativa nas questões relacionadas às suas escolas, bairros e à cidade como um todo.

“Oferecer uma educação de qualidade é uma de nossas principais metas, e contribuir para a formação cidadã dos alunos é igualmente importante. O programa Ouvidoria Mirim auxilia nessa construção de jovens cidadãos com iniciativa e participação ativa nas questões da escola, da comunidade e de nossa cidade, contribuindo para a construção de uma sociedade melhor e mais justa”, ressaltou o prefeito Vinicius Claussen.

O Ouvidor Municipal, Leonardo de Araújo Manso Filho, explicou as etapas do projeto, que incluem a eleição do ouvidor mirim em cada escola e bairro. “O programa proporciona às crianças a participação em um processo eleitoral nas escolas, o que é fundamental para a formação delas. Além disso, elas passam a compreender que existe um canal oficial para fazer suas solicitações, que é a Ouvidoria”, destacou Leonardo, enfatizando que os ouvidores mirins serão acompanhados por um coordenador e terão acesso a um sistema eletrônico exclusivo para o registro de suas solicitações.

A Ouvidoria desempenha um papel fundamental ao receber, analisar e responder elogios, solicitações, denúncias, reclamações, sugestões e pedidos de informações sobre os serviços públicos. O ouvidor mirim terá a responsabilidade de receber as solicitações e encaminhá-las à Ouvidoria Geral por meio do Sistema Eletrônico Municipal (eOuve). Essas demandas serão posteriormente direcionadas às secretarias municipais responsáveis.

No exercício diário de um ouvidor mirim, é fundamental cultivar atributos como tolerância, habilidade de escuta, empatia, imparcialidade e legitimidade. Os ouvidores mirins serão eleitos por votação nas escolas e terão um mandato de um ano, recebendo certificados e crachás de identificação. Além disso, eles terão a oportunidade de serem prefeitos mirins por um dia, trabalhando no gabinete com o prefeito Vinicius Claussen e vivenciando de perto a administração de um município.

A Ouvidoria Geral do Município funciona na Av. Lúcio Meira, 375, sala 105, no Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 18h.