Prefeitura de Volta Redonda abre inscrições para oficinas de capacitação e inclusão produtiva”

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), anunciou a abertura das inscrições para uma série de oficinas de capacitação e inclusão produtiva. Essas atividades estão sendo oferecidas em 31 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pelo município, bem como em instalações externas, como os Centros de Inclusão Produtiva (CIP) localizados nos bairros Vila Mury e Verde Vale, e no Centro de Educação e Produção Alimentar (Cepa) São Sebastião.

As inscrições para essas oficinas, que começaram no dia 4 de setembro, já estão disponíveis para a comunidade. Para obter informações detalhadas sobre os cursos e realizar a inscrição, os interessados devem entrar em contato com o Cras mais próximo de sua residência.

Nesta nova rodada de oficinas, estão sendo oferecidas aproximadamente 1.500 vagas, distribuídas entre 15 opções de cursos. Entre as áreas de capacitação disponíveis estão Artes (com costura, materiais reciclados, vidros e artesanato em geral), Barbeiro, Cabeleireiro, Corte e Costura, Culinária, Designer de Sobrancelha, Estética, Garçom e Maitre, Manicure e Designer de Unhas, Serigrafia e Trancista.

As oficinas, que têm duração de quatro meses, acontecem até duas vezes por semana em cada unidade, totalizando aproximadamente 26 oficinas por período.

A secretária municipal de Ação Comunitária, Carla Duarte, ressaltou a importância dessas oficinas para a comunidade, afirmando que elas representam uma oportunidade crucial para capacitar e inserir no mercado de trabalho as pessoas que mais precisam. Ela enfatizou o compromisso da prefeitura em atender um amplo público e melhorar a qualidade de vida das famílias da região.