Prefeitura de Volta Redonda amplia inclusão dos surdos através da comunicação

Secretaria da Pessoa com Deficiência promove cursos de Libras para a  comunidade e funcionalismo público, e conta com Central de Intérpretes  para atendimento exclusivo

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da  Pessoa com Deficiência (SMPD), investe em ações para promover a  inclusão das pessoas com deficiência auditiva e surdas. Os cursos  básicos de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), abertos para a  comunidade e funcionários públicos, formaram quase 400 alunos em 2022.  Além disso, a Central de Intérpretes, implantada em julho deste ano  pela secretaria, atendeu cerca de 600 pessoas.

De acordo com o secretário Washington Uchôa, facilitar a comunicação  entre ouvintes e surdos é fundamental para a inclusão.

“Divulgar a linguagem de sinais é a única maneira de melhorar a  acessibilidade da comunidade surda aos serviços. E fazemos isso por  meio dos cursos básicos de Libras, ministrados gratuitamente”, falou,  ressaltando que o curso vem conquistando cada vez mais alunos e para  2023 serão disponibilizadas novas vagas.

Neste ano, a SMPD atuou em duas vertentes. Promoveu o Curso Básico de  Libras para funcionários da prefeitura e para a população em geral,  que formou 180 alunos. As aulas foram realizadas no campus Aterrado do  UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase) em cinco meses, com  duração de 50 horas.

Segundo a coordenadora dos cursos da SMPD e intérprete de Libras,  Eliete Guimarães Vasques, aprender a linguagem de sinais é fundamental  para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do  surdo, mas também de todos que fazem parte do seu convívio.

“A utilização da língua de sinais é uma forma de garantir a  preservação da identidade das pessoas e comunidades surdas,  contribuindo para a valorização e reconhecimento da cultura surda”,  falou Eliete.

O ano de 2022 também marcou o início da capacitação dos atendentes da  prefeitura para o acolhimento dos surdos. O treinamento começou com  funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e já qualificou  200 pessoas.

“Com o curso intensivo, os funcionários receberam noções de Libras,  aprendendo a reconhecer os sinais básicos. A comunicação efetiva com  pacientes surdos e deficientes auditivos é primordial para evitar  erros no diagnóstico e no tratamento das doenças”, disse Eliete,  lembrando que a SMPD também emitiu carteirinha com informações  básicas, como o nome e endereço, tipo de deficiência e idade,  facilitando a comunicação entre paciente e recepcionista.

Central de Intérpretes para atendimento exclusivo para os surdos

Outro projeto implantado pela Secretaria Municipal da Pessoa com  Deficiência é a Central de Intérpretes para atendimento exclusivo para  usuários surdos, que funciona na sede da secretaria, na Rua 17 de  Julho, nº 20, bairro Aterrado. O atendimento, que pode ser por  videochamada ou presencialmente, beneficiou 580 pessoas desde a  criação da central em julho de 2022.

Por meio dela, é possível, por exemplo, acompanhar consultas médicas  através de uma chamada de vídeo por tablet ou celular, já que um  profissional estará na sede da pasta realizando a tradução em libras,  ajudando na comunicação entre paciente e médico. O agendamento deve  ser feito pelos telefones: (24) 99973-2565 ou (24) 99251-2975.

Fotos de arquivo Secom/PMVR.