Prefeitura de Volta Redonda inicia cursos gratuitos de qualificação profissional em parceria com a Firjan Senai/Sesi

A Prefeitura de Volta Redonda deu início, nesta segunda-feira (11), à Aula Inaugural dos Cursos de Qualificação Profissional de Assistente de Operações em Logística e Assistente Administrativo. Esses cursos, oferecidos gratuitamente, são destinados a 100 jovens e adultos e representam um passo importante na capacitação profissional local. Essa iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica estabelecido entre a prefeitura e a Firjan Senai/Sesi.

Os cursos visam atender pessoas a partir de 18 anos e serão ministrados no “Vírgula, Hub de Inovação VR”, localizado no Shopping Park Sul, bem como nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Santa Cruz e Vila Brasília. Ao todo, os participantes terão a oportunidade de somar 180 horas de aulas, o equivalente a cerca de dois meses e meio de capacitação, com a perspectiva de conquistar títulos profissionais ao término do curso.

Fernando Lee, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ressaltou que essa parceria e os cursos oferecidos estão alinhados com as demandas do mercado de trabalho local. Ele destacou que o principal objetivo é preparar os alunos para conquistarem empregos alinhados com as necessidades da região e que a prefeitura pretende expandir essa parceria, oferecendo outros cursos no futuro.

A subsecretária de Ação Comunitária, Rosane Marques, enfatizou que essa ação conjunta busca promover o desenvolvimento da comunidade e das pessoas atendidas pelos Cras. Ela expressou sua gratidão pela parceria que proporciona oportunidades para os residentes locais.

Cláudia Holzwarth da Rocha, gerente operacional do Senai/Sesi Volta Redonda, destacou a relevância dessa parceria para o mercado de trabalho local, já que capacita jovens e adultos em diversas áreas, melhorando as perspectivas de empregabilidade em Volta Redonda.

Os alunos, como Silmara Loroza dos Reis, moradora do bairro São Luiz, demonstraram entusiasmo e determinação em relação aos cursos. Ela escolheu o curso de Assistente Administrativo para se preparar e se qualificar para o mercado de trabalho, enfatizando a importância de adquirir novas habilidades em um momento desafiador para a empregabilidade.