Prefeitura de Volta Redonda reforça combate à dengue e prepara rede de saúde para atendimento
A Prefeitura de Volta Redonda está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika. Além disso, a rede de saúde foi preparada para atender casos suspeitos dessas doenças. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a procurar a unidade de Atenção Primária mais próxima aos primeiros sintomas, como dores musculares, febre, mal-estar, entre outros.
As Unidades básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e UBSFs) preparadas para atender casos de dengue. A orientação para buscar atendimento aos primeiros sintomas. Avaliação, exames, hidratação intravenosa e medicação conforme necessidade. Possibilidade de transferência para unidades hospitalares em casos graves.
Preparação da Rede de Saúde
Equipe médica e de enfermagem capacitada para seguir o protocolo em arboviroses. Trabalhos intensificados no combate à proliferação do Aedes aegypti durante o período mais quente do ano.
Horário Estendido
Oito unidades, incluindo bairros como 249, Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, São Geraldo, Vila Mury, Açude I e Volta Grande, funcionam em horário estendido. Unidade do Santa Cruz abre até as 22h, e outras unidades básicas funcionam das 7h às 17h. Nos finais de semana e feriados, as unidades da 249 e do Santa Cruz abrem das 7h às 19h.
A secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, destaca a importância de intensificar as ações preventivas e de preparação da rede de saúde diante das condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito. As medidas visam assegurar um atendimento eficiente e rápido à população em casos de arboviroses.