Prefeitura e Degase-RJ buscam inclusão profissional de jovens do CRIAAD de Teresópolis

Nesta quinta-feira, 29/06, equipes da Prefeitura e do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase-RJ) estiveram reunidas para definir o protocolo de inclusão dos jovens do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) de Teresópolis nas oportunidades de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. O encontro ocorreu pouco mais de um mês após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica pelo Prefeito Vinicius Claussen.

“Nosso objetivo é promover a ressocialização desses jovens, incluindo a participação deles e de suas famílias nas atividades culturais e esportivas oferecidas pelo município.”, ressaltou o secretário de Trabalho, Lucas Guimarães. Ele estava acompanhado da secretária de Esporte e Lazer, Gisele Fernandes, e do subsecretário de Cultura, Ricardo Guarilha.

Mirtes Bandeira, diretora de Parcerias Estratégicas da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (COOECEL) do Degase-RJ, juntamente com a diretora do CRIAAD, Marli de Jesus Souza, explicou: “Estamos estabelecendo um fluxo de trabalho e encaminhamento dos jovens e suas famílias para vagas no mercado de trabalho. Além disso, buscamos promover a cultura e o esporte, que fazem parte do eixo de nossa coordenação, a fim de ampliar o apoio aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e aos egressos do sistema socioeducativo”.

O CRIAAD é uma unidade do Degase-RJ, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Educação, que atende jovens em conflito com a lei e com medida socioeducativa em semiliberdade. Localizado no bairro Fonte Santa, o centro funciona desde 2004 em um terreno do Governo do Estado.

Com capacidade para atender 16 adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos (excepcionalmente até 21 anos), o CRIAAD oferece assistência social, atendimento psicológico, pedagógico e reforço escolar. Além disso, os jovens participam de atividades como cultivo de horta e fabricação de sabonetes, e também são realizadas ações de fortalecimento dos vínculos familiares, contribuindo para o sucesso da ressocialização.