Prefeitura inaugura Sala Lilás em Hospital Público Municipal de Macaé

Sala Lilás é inaugurada para garantir acolhimento qualificado a mulheres vítimas de violência

A rede de proteção à mulher em Macaé recebeu dois importantes reforços na última semana (10), quando o prefeito Welberth Rezende inaugurou a Sala Lilás do Hospital Público Municipal (HPM) em uma solenidade no auditório do HPM. Na mesma ocasião, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre as secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Política para as Mulheres para a implantação do acolhimento provisório institucional.

Durante o evento, o prefeito destacou a integração entre as secretarias e anunciou a votação do auxílio para mulheres vítimas de violência nos próximos dias na Câmara de Vereadores. “Temos muitas coisas para conquistar ainda e o auxílio será mais uma entrega do município para as mulheres”, afirmou Rezende.

A Sala Lilás é um projeto de humanização e qualificação do acolhimento às mulheres vítimas de violência, explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio. Segundo Sheila, a Sala Lilás é um espaço fundamental para a assistência das vítimas dos mais diversos tipos de violência, já que conta com uma equipe multidisciplinar capaz de garantir o acolhimento, a escuta qualificada e a implantação dos protocolos de atendimento à mulher vítima de violência.

A secretária destacou que o espaço é importante para minimizar o impacto da violência e evitar a revitimização no momento do atendimento, já que a mulher encontrará um ambiente mais seguro e confortável. O secretário municipal de Saúde, Alexandre Cruz, e o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso, também ressaltaram a importância da Sala Lilás para a população.

Além disso, foi destacada a importância do acolhimento provisório para garantir a proteção integral à mulher. O serviço é sigiloso e tem como objetivo preservar a integridade das assistidas e seus filhos enquanto aguardam o deferimento de pedido de medida protetiva ou o retorno à sua cidade de origem, dentre outras possibilidades.

A cerimônia contou com a presença da vereadora Izabella Vicente e foi vista como um grande marco na política comprometida com a mulher no município de Macaé. A parceria estabelecida entre as secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social e Política para as Mulheres promete trazer resultados positivos para a população feminina, que precisa de políticas públicas efetivas para garantir seus direitos e sua integridade.