Prefeitura reabre única sala de cinema pública de Petrópolis
Cine Humberto Mauro foi revitalizado depois de mais de quatro anos fechado
Depois de mais de quatro anos fechado, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), reabriu na quinta-feira – Dia Internacional da Preservação Audiovisual – o Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A única sala de cinema pública da cidade foi revitalizada e agora passa, novamente, a atender ao público.
“Após oito meses da maior tragédia que a cidade já enfrentou é um orgulho estar aqui hoje para reabrir essa sala de cinema. Quando assumimos em dezembro, encontramos o Centro de Cultura abandonado, sem nenhum atrativo e programação cultural. Com muito trabalho, dedicação e responsabilidade conseguimos aos poucos retomar as ações e realizar as melhorias que precisavam ser feitas para que a população pudesse novamente ocupar esse espaço que é de valorização da cultura e da arte”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.
O espaço, que conta com 50 lugares, teve o carpete trocado, degraus refeitos, cadeiras restauradas e ganhou pintura nova. Além da reabertura, a solenidade também contou com o lançamento do site da Petrópolis Film Commission, entrega dos troféus do Prêmio Argila e exibição dos filmes vencedores, e uma pequena mostra do acervo César Nunes (que agora vai ficar permanente no Centro de Cultura).
“Reabrir esse espaço foi um esforço coletivo e só temos a agradecer a sensibilidade do prefeito Rubens Bomtempo em nos apoiar. Com o desmonte da cultura no país, Petrópolis é um lugar de resistência onde temos uma das poucas salas de cinema públicas do Brasil, por isso temos que valorizar esse espaço”, comentou a presidente do IMC, Diana Iliescu, lembrando que outras áreas do Centro de Cultura também estão sendo reformados, como os banheiros. As obras já começaram e devem ficar prontas em breve.
A coordenadora do Centro de Cultura, Aline Castella também ressaltou o compromisso de manter de sala de cinema aberta com programação permanente para a população. “É uma sala de cinema pública e temos muito orgulho disso”, frisou. O Cine Humberto Mauro foi inaugurado na década de 80 e toda a programação do espaço é gratuita.
Foto: divvulgação