Prefeituras do interior do Rio de Janeiro investem em projetos esportivos

As prefeituras de diversas cidades do interior do Rio de Janeiro estão investindo cada vez mais em projetos esportivos como forma de promover a integração social entre os moradores. Através de ações que incentivam a prática esportiva em diferentes modalidades, os gestores públicos buscam não apenas melhorar a qualidade de vida da população, mas também fortalecer os laços comunitários e combater problemas como a violência e o sedentarismo.

Com iniciativas que vão desde a construção de novas quadras e campos esportivos até a realização de torneios e eventos, as prefeituras estão apostando no esporte como uma ferramenta capaz de unir as pessoas e transformar as comunidades. E nos últimos dias, diversas delas vêm anunciando programas esportivos principalmente voltados para os mais jovens. São várias as modalidades num cardápio farto de oportunidades para aqueles que, muitas vezes, não podem pagar uma escolinha ou um clube para fazer seu esporte.

Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, divulgou a data da seletiva do projeto Maricá Esporte Competições 2024 na modalidade futsal para nascidos entre 2011 e 2016, que acontece nos dias 4, 6 e 11 de março, no CEPT Zilca Lopes da Fountoura, no Centro. A iniciativa tem como objetivo principal, identificar potenciais talentos oriundos dos projetos socioesportivos do município. O Projeto Maricá Esporte Competições faz parte do projeto Maricá + Esporte e surgiu como uma iniciativa para aproveitar potenciais talentos oriundos dos projetos sócio esportivos promovidos pelo executivo municipal.

Foram retomadas, nesta segunda-feira, as aulas do projeto “Qualidade de Vida e Longevidade”, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Gonçalo, após o recesso de carnaval. As inscrições para as atividades seguem abertas. O projeto oferece diariamente, em 21 locais espalhados pela cidade, aulas de ginástica, dança e ritmos, dança de salão e tai chi chuan. O “Qualidade de Vida e Longevidade” foi criado com o objetivo de promover saúde física e mental através do exercício físico e tem como público-alvo pessoas maiores de 18 anos, sem limite de idade.

Como uma forma de estimular a atividade física junto à população e, ao mesmo tempo, melhorar a mobilidade urbana, Niterói aposta em ciclovias. Com a previsão de implantação do Nit Bike pelo Programa Niterói de Bicicleta, a Prefeitura criará novas ciclovias para viabilizar a interligação entre as estações do sistema de compartilhamento de bicicletas. O serviço terá 50 pontos e começará a funcionar gratuitamente a partir de março. Novas pistas exclusivas para os ciclistas serão criadas em ruas no Gragoatá, Ingá, Icaraí e São Francisco, totalizando um acréscimo de 2,75 Km à malha cicloviária da cidade, que chegará a 83,75 quilômetros.

Cidade que teve Americano e Goytacaz com forte presença na elite do futebol do Rio, Campos será palco de uma grande competição de futebol de base, a nível internacional. Começa no dia dois de março a Brazil Soccer Cup Sub-14, competição que movimenta o estado do Rio com mais de 40 clubes de todo o país, além de outras equipes renomadas do futebol sul-americano. A conquista em abrigar uma das fases da competição se deu por meio da Prefeitura de Campos, através do projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida.

A fase, que terá como sede o Estádio Aldemir Gonçalves, em Donana, que hoje é considerado um dos melhores gramados do estado, terá Flamengo e Palmeiras, dois dos maiores campeões dos últimos anos no futebol brasileiro, além de Americano e uma equipe do Projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida, dando oportunidade aos garotos do projeto de vivenciarem uma competição deste porte na cidade.

Subindo a serra, Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, iniciou nesta terça-feira, as atividades da escolinha de futebol de salão (futsal) no Ginásio Poliesportivo João Antunes Nogueira (Bieca), no bairro Cordoeira. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, no horário das 13h às 15h, inicialmente. Dependendo da procura, a oferta das atividades poderá ser aumentada. O secretário de Esportes, João Victor Duarte, e o prefeito Johnny Maycon já haviam planejado o retorno da escolinha de futsal do Cordoeira. Com a chegada de mais profissionais de educação física a atividade está sendo iniciada este ano.

Podem participar crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, divididos por categoria, de acordo com a idade ou o desenvolvimento físico, conforme avaliação da equipe. O cadastramento para a escolinha de futsal do Cordoeira será feito todos os anos. À medida que os alunos forem subindo de categoria e os mais velhos forem saindo, novas vagas serão disponibilizadas.

Não muito longe dali, Petrópolis expande para seus distritos os programas esportivos. Começaram na segunda-feira as inscrições para o projeto Conexão Esporte, em Pedro do Rio. A ação é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e oferece atividades esportivas gratuitas para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. Para inscrever-se, é necessário comparecer ao Esporte Clube Pedro do Rio (Rua Vereador Carlos Canedo, 600) e apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento.

O horário de atendimento será nas segundas, terças e quartas-feiras: de 13h30 às 17h15 e nas sextas-feira: de 14h30 às 18h30. O Conexão Esporte tem como objetivo promover a prática esportiva e estimular valores como trabalho em equipe e respeito mútuo. As atividades oferecidas serão: voleibol (às segundas), futsal (às terças e sextas), handebol (às quartas), xadrez (às sextas). Para mais informações sobre as inscrições, os interessados poderão entrar em contato pelo WhatsApp: (24) 98829-2075.