Prêmio Rio de Letras 2024 propõe reflexão sobre humanidade e natureza em ano de COP30

Jovens e trabalhadores do Rio de Janeiro terão mais uma chance de exercitar a escrita e refletir sobre o planeta com a segunda edição do Prêmio Rio de Letras, promovido pela Firjan Sesi, com curadoria da Academia Brasileira de Letras (ABL) e apoio da Secretaria Estadual de Educação. Neste ano, o tema central será “A humanidade e a natureza”, em sintonia com os debates globais sobre meio ambiente que antecedem a COP30, marcada para novembro em Belém.

Voltado a estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada e a trabalhadores da indústria, o prêmio pretende mobilizar mais de um milhão de participantes em todo o estado. A competição, que contempla crônicas, contos e poesias, premiará 81 trabalhos e contará com videoaulas de escritores consagrados como Ruy Castro, Ana Maria Machado e Antonio Carlos Secchin, incentivando uma produção textual crítica e consciente.

O lançamento do prêmio reuniu autoridades da Firjan, da ABL e da Secretaria de Educação, além da participação da ativista climática Aline Matulja, porta-voz do movimento “Verificados pelo Clima”, da ONU. Apresentações artísticas e a exibição de trechos do vídeo “Uma Academia Toda Prosa”, com Fernanda Montenegro, reforçaram o elo entre literatura, arte e cidadania.

Com prêmios como tablets e livros, o Prêmio Rio de Letras consolida-se como uma ferramenta educativa e de transformação social, ao estimular a leitura, a escrita e a consciência ambiental, preparando os participantes para pensar o presente e construir um futuro mais sustentável.