Previsão otimista para o Natal: Consumidores impulsionam o comércio com R$ 74,6 bilhões

Uma pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em colaboração com a Offerwise Pesquisas, revela que o Natal deve aquecer as lojas em todo o país, atraindo mais de 132,9 milhões de consumidores à procura dos presentes ideais. A estimativa é que a celebração injete um montante expressivo de R$ 74,6 bilhões na economia nacional.

Segundo o levantamento, os consumidores têm preferido as lojas físicas, o que é confirmado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, onde já se observa um aumento no movimento nos estabelecimentos comerciais, especialmente após o dia 20, com o pagamento da segunda parcela do 13º salário para os trabalhadores celetistas.

Em média, cada consumidor pretende adquirir quatro presentes, avaliados em cerca de R$ 138 cada, o que se traduz em um impacto econômico significativo através das vendas. Roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%) estão no topo da lista dos presentes mais desejados.

A preferência por compras presenciais continua forte, com 76% dos consumidores planejando comprar presentes em lojas físicas, especialmente em grandes lojas de departamento (38%) e shopping centers (31%).

Para Cláudio Mohammad, presidente da CDL Petrópolis, o bom atendimento e a personalização são diferenciais essenciais para conquistar os clientes: “O consumidor bem atendido, com atenção e personalização, se torna um consumidor fiel. É um bom momento para as vendas e para garantir mais clientes”.

Os principais destinatários dos presentes incluem filhos (60%), mães (48%), cônjuges (44%) e irmãos(as) (28%). Surpreendentemente, 64% dos entrevistados planejam também presentear a si mesmos, totalizando cerca de 104,6 milhões de pessoas nas compras pessoais.

Além das compras em lojas físicas, 50% dos consumidores planejam realizar compras online, representando 81,4 milhões de pessoas. O estudo mostra que muitos consumidores utilizarão ambas as modalidades para suas compras, com 68% dos presentes sendo adquiridos online. As preferências online incluem o uso de sites (78%), aplicativos (70%) e Instagram (19%), com um surpreendente predomínio de compras em sites internacionais (65%) em relação aos nacionais (55%).