Primeira Casa de Cultura do Rio de Janeiro reabre após restauração em Angra dos Reis

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, um prédio histórico de 1825 tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – INEPAC, será reaberta nesta sexta-feira (17), após passar por reforma e modernização. O objetivo da iniciativa é valorizar e transformar o espaço em um local ainda mais relevante para a cultura angrense.

A cerimônia de reabertura terá início às 17h e contará com uma mostra de cerca de 40 obras de artes visuais e artesanato, fruto de uma seleção de artistas plásticos de Angra dos Reis por meio de uma chamada pública realizada pelo secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara. A exposição coletiva reunirá profissionais de diversos bairros da cidade e poderá ser visitada diariamente, das 10h às 19h – aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h.

A iniciativa de recuperação e restauração foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, e aprovada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico Cultural (INEPAC), que acompanhou todo o processo para garantir a preservação das características originais do imóvel. Dentre as ações, foram realizados a retirada de todos os pontos de infiltrações, reparo no reboco, pintura interna e externa, troca da parte elétrica, reparos hidráulicos e ampliação da sala Poeta Brasil dos Reis.

Além das melhorias estruturais, a Casa de Cultura está passando por um processo de curadoria que vai mudar completamente a forma de expor as obras artísticas. “A partir desta reforma, nada será como antes na Casa de Cultura, nem a forma de expor as obras artísticas, a começar pela seleção dos artistas expositores, que agora será por chamamento público, democratizando a utilização deste equipamento tão importante para a história e para a cultura angrense”, afirmou o secretário Andrei Lara.

Inaugurada em 25 de agosto de 1985, a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis é a primeira Casa de Cultura do estado do Rio de Janeiro e está localizada na Rua do Comércio n° 172, no Centro. A expectativa é que a nova temporada da Casa de Cultura seja um sucesso para todos os artistas da cidade, além de oferecer uma opção de lazer de qualidade para moradores e turistas.